“Não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles”
Com esta frase, Philip Kotler reforça o conceito de que o cliente compra o produto pela qualidade e a marca pela empatia, ou seja, se o cliente não se sentir representado, dificilmente irá consumir ou sua experiência não será plena.
Um exemplo disso é o público LGBT+ que já se reúne com informações para classificar lugares, estabelecimentos e até cidades LGBT-friendly, ou seja, amigáveis para o público LGBT+, que consideram suas particularidades e os acolham.
O fator social já seria um bom motivo para que estabelecimentos de qualquer natureza pensassem em seus negócios para atender um público mais diverso, mas os fatores econômicos reforçam a importância deste segmento.
A população LGBT no Brasil é estimada em 20 milhões de pessoas, um número bastante considerável para ser deixado de lado. Além disso, o potencial de compra é algo fantástico.
Pesquisa da Out Leadership, associação internacional de empresas com iniciativas para o público LGBT+ mostra que o potencial de compra no Brasil representa US$ 133 bilhões, ou seja, 10% do PIB. Este potencial não é exclusivo do Brasil. Nos EUA, as cifras chegam a US$ 760 bilhões, na Europa a US$ 873 bilhões e no mundo todo a US$ 3 trilhões.
Outra pesquisa, da inSearch, mostra que 80% do público LGBT+ tem cartão de crédito, 83% pertencem às classes A e B, média salarial de R$ 3.247,00 e consomem 30% mais que os héteros.
Os números comprovam o potencial de compra e, apesar disso, é comum os LGBT+ passarem por situações constrangedoras.
Através da minha experiência na implementação de projetos de atendimento ao cliente focados neste público, pude comprovar que quem souber atendê-los bem levará vantagem competitiva.
Não basta ter ações superficiais. É preciso posicionar-se. Empresários devem investir no treinamento de seus funcionários. Preparar os colaboradores para recepcionar com formas de tratamento adequadas, naturalidade, respeito, atendimentos personalizados.
O encantamento do cliente, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, só é alcançado quando o cliente se sente único, surpreendido em sua experiência e sentir-se acolhido, representado e incluído; é parte deste processo.
Participe da Conversa