Provavelmente você já deve ter ouvido falar das Cabras que sobem montanhas de 50 metros de altura no lago Cingino na Itália em busca de sais, musgos e flores para se alimentarem e se protegerem de predadores. Apesar de parecer impossível transitar nesses penhascos a quase 90 graus de inclinação, as cabras se arriscam com um equilíbrio impressionante.
Nem todas as Cabras são assim ou têm essa coragem, essas espécies desenvolveram habilidades e adaptações especiais nas patas dianteiras e cascos que funcionam como ganchos para agarrar as pedras com mais eficiência e conseguir andar nas paredes inclinadas e rochosas. Apesar disso, a mortalidade entre as cabras jovens é elevada.
Claro que este estilo de vida é bastante arriscado e perigoso, mas dessa forma se afastam da concorrência e de predadores que não se atrevem a persegui-las pelas montanhas, com exceção das Águias douradas que atacam pelo alto, agarram as presas e soltam morro abaixo para depois se alimentarem no chão.
É incrível a resiliência desse animal, que mesmo diante de tanta dificuldade, continua o esforço para subir e lutar pela sobrevivência.
Certa vez ouvi uma comparação do Fernando da Bozano Investimentos falando sobre as Cabras e as Startups e nunca mais deixei de usar essa incrível analogia. De fato, pelas dificuldades, os jovens Empreendedores e Startups brasileiros parecem mesmo com as Cabras-da-Montanha na luta pela sobrevivência, para desenvolverem seus projetos e para se manterem no mercado. Muitos não conseguem e “morrem” pelo caminho, ao longo da jornada.
Os melhores Empreendedores que conheço são aqueles que se arriscam e conhecem bem as etapas do desenvolvimento de uma Startup, inclusive a fase Struggle. Tem aqueles que são realmente como as Cabras-da-Montanha que são incomodados e desenvolvem habilidades, novas competências, anticorpos e fazem adaptações para subirem em locais que poucos conseguem alcançar, sabem dos sacrifícios e mesmo assim, enfrentam qualquer obstáculo com persistência e sem desanimar, para chegar aonde precisam chegar.
As startups lidam diariamente com desafios, dissabores e inconstâncias que precisam ser superadas, administradas e melhoradas constantemente.
Trabalhar com os extremos é uma maneira de expor a Startup, que tanto pode dar muito errado, como pode gerar na sequência, resultados grandiosos e exponenciais. Essa é a grande diferença se comparada a uma empresa comum.
Muitos investidores ainda buscam somente por Unicórnios, termo usado para Startups que alcançam a marca de US$ 1Bilhão, mas no Brasil, nós na Bossa Nova Investimentos, procuramos primeiro pelas Startups que fazem adaptação nos “cascos” e conseguem, sem medo, escalar os penhascos da vida. As Cabras-da-Montanha.
Para os Nordestinos, esse tipo de Cabra é conhecido como o “Cabra da Peste” que significa o homem sertanejo valente, destemido, corajoso e batalhador. Ou seja, um indivíduo forte, que sobrevive em meio a tanta adversidade.
E aí, você é uma Cabra-da-Montanha? Ou uma Cabra comum?
Participe da Conversa