Quando o profissional foca em sua carreira é levado em consideração: o cenário atual, o cenário desejado, os interesses, necessidades, habilidades, competências, comportamento, objetivos e metas.
O primeiro desafio de um profissional é a escolha da carreira! Definir a área de atuação, nem sempre é um processo fácil, mas todos procuram de alguma forma algo que lhe traga satisfação pessoal.
Os desafios não param, após a escolha da profissão é preciso pensar na carreira, ou seja, decidir o rumo que irá traçar para sua vida profissional, não pense que esta é uma escolha do mercado, quem decide o rumo que irá seguir é você!
Definir aonde quer chegar, os desafios que você está disposto a encarar, identificar as habilidades e competências necessárias para executar as atividades, traçar um plano de desenvolvimento… Tudo isso faz parte do processo de gestão de carreira.
Durante essa caminhada, normalmente o profissional costuma refletir sobre os resultados conquistados, as prioridades na vida, sua rotina, necessidades e desejos… E procura harmonizar a vida pessoal com a profissional.
Você já parou para refletir sobre sua carreira?
Se sim, seus objetivos continuam os mesmos de quando iniciou sua vida profissional?
Já precisou ou sente a necessidade de ajustar a rota? Seguir novos rumos? Mudar algumas prioridades, mesmo que momentaneamente? Investir mais em você, nos estudos e na sua carreira?
A caminhada é longa e o desenvolvimento deve ser contínuo!
Hoje, o mercado mais do que nunca pede uma nova postura!
É o momento de olhar para si, enxergar a vida com como ela está, ouvir sua razão e intuição, sentir, aprender, reaprender e analisar tudo o que faz e como faz, observar como os outros agem e o que o mercado necessita.
Para ter sucesso profissional, não basta ter conhecimento técnico e alta produtividade. É cada vez mais importante que o profissional saiba se relacionar, lidar com a pressão do dia a dia e que tenha a capacidade de gerenciar conflitos internos e externos de maneira assertiva.
O controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada.
O equilíbrio entre os conhecimentos técnicos e humanos lhe renderão mais habilidades para lidar com os desafios do dia a dia e se tornar ainda mais produtivo.
Lembre-se que mais importante que o nome da faculdade e as especializações que você cursou são os resultados e as experiências que teve ao longo da carreira; estes sim serão fundamentais para sua realização profissional!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa