fbpx

Saber se relacionar com as pessoas é uma arte!

A arte do bom convívio, que depende principalmente de sabermos lidar com os estados mentais de nós mesmos e da pessoa com quem nos comunicamos.

O comportamento do ser humano está diretamente ligado ao estado mental, ou seja, a fisiologia e a representação mental que se constroem sobre diversas situações como os pensamentos e imagens que são ligados a cada evento e a cada pessoa que se relaciona no dia a dia.

Desde os primeiros anos de vida, o ser humano, a partir das mensagens e dos tipos de estímulos que recebe dos pais e das pessoas mais próximas, começa a criar as conexões e suas representações mentais, inclusive de si mesmo e das pessoas com quem convive.

Aos poucos a personalidade de cada pessoa vai sendo formada e essa personalidade influencia na maneira de como elas atuam na vida.

A forma como a pessoa pensa, sente, age e se relaciona com os outros é chamada de posição existencial, que podemos classificar em quatro posições:

Posição Ideal: Quando assumida de forma realista e consciente. Normalmente são pessoas emocionalmente maduras e atuam quase sempre no circuito positivo.

Posição Projetiva: Quando atribui aos outros as suas responsabilidades. Normalmente são pessoas que não respeitam os outros, desconfiam muito de todos, sentindo-se constantemente perseguidas e invejadas.

Posição Negativista: Típico de pessoas que sofreram abandono, rejeição ou desinteresse, traduzidos em falta de afeto. Normalmente esse tipo de pessoa tem tendências às críticas amargas a respeito dos outros e de si mesmo e oscila entre a ansiedade, depressão e agressividade.

Posição Introvertida: Típico de pessoa que não respeita a si mesma, mas respeita irrealisticamente os outros. Normalmente são pessoas inseguras, com baixa autoestima e muitas vezes é fruto de superproteção e falta de confiança nos primeiros anos de vida, fazendo com que a pessoa se sinta sem poder e sem capacidade, precisando sempre do apoio e da presença de alguém.

Saber se relacionar com as pessoas é uma arte, a arte do bom convívio, que depende principalmente de sabermos lidar com os estados mentais de nós mesmos e da pessoa com quem nos comunicamos.

Quando se lida com outras pessoas, erros e acertos são inevitáveis.

É possível melhorar entendendo o modo de agir do outro, tendo empatia e respeito. Você pode não concordar, mas é necessário respeitar o próximo, isso é uma lei bíblica que se faz atual em todas as comunidades.

Já reparou que o ser humano, em alguns momentos, segue os mesmos padrões com grande regularidade? Inclusive eu e você? É natural, pois é mais fácil e confortável fazer exatamente aquilo que sempre foi feito, que já estamos habituados…

É realmente um desafio romper resistências, mas se você estiver disposto a tentar mudar as suas atitudes e a forma como você se comunica com o mundo externo e interno, certamente irá colher novos resultados e novas experiências!

Não espere que esta mudança parta do outro. Mude sua forma de agir e tudo ao seu redor mudará também!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa