Alternativas para carreira Senior
(Por Adriana Gomes com suporte da Robert Half)
Uma modalidade de contratação que vem ganhando força nas organizações é a do profissional qualificado para trabalhar em projetos. Essa possibilidade permite às empresas terem profissionais que resolvam situações pontuais, sem precisar manter esse profissional depois que a situação for resolvida. Essa relação parece atender aos anseios de muitos profissionais que gostam de resolver problemas, que gostam de desafios e gostam de maior flexibilidade.
Ainda tem muitos profissionais qualificados e executivos que se preocupam com a possibilidade de “sujar o currículo” e por esse motivo declinam às posições temporárias.
A demanda por profissionais especializados para projetos nos últimos anos cresceu em torno de 10% a 15% nas empresas, principalmente nas de médio e grande porte. Acredita-se que, nos próximos anos, de acordo com as tendências mais positivas do mercado, mais de 30% do quadro de colaboradores das companhias seja composto por profissionais especializados para projetos. As empresas buscam perfil focado na solução de problemas, consultivo, flexível e com disponibilidade. Este modelo de contratação também é ótima oportunidade para identificação de colaboradores que podem, no futuro, fazer parte do quadro de funcionários permanentes da companhia.
Estes profissionais seniores, conseguem atuar de forma muito eficiente nos projetos e são muito procurados pelas empresas. Existem diversas oportunidades em aberto, pois, além de conseguirem transferir o seu conhecimento e a sua experiência para os outros colaboradores da empresa, conseguem contribuir para que todos consigam concluir o desafio proposto com pontualidade. Para o próprio profissional é uma oportunidade excelente de aumentar o networking.
Atualmente, as principais áreas que demandam profissionais por projetos são as de finanças, contabilidade, tributária e TI.
Por que pode ser vantajoso aceitar uma vaga por projeto ou temporária?
Para 89% dos profissionais que foram contratados para atuar em projetos afirmaram que a experiência de trabalhar em projetos específicos é positiva para seus currículos.
Quais as vantagens?
- 68% afirma que adquirem experiência;
- 60% consideram que networking é superimportante;
- 51% entende que a vantagem está no contato com ferramentas novas;
- 42% considera que a flexibilidade para trabalhar é super vantajoso.
Para quem contrata, segundo a gerente de recrutamento da Robert Half, Vanessa Aguiar são:
- acesso rápido à mão de obra qualificada (44%);
- a redução de custos (36%);
- conclusão de projeto com sucesso (20%).
Vagas mais frequentes:
- Gerente de Viabilidade Financeira;
- Coordenador de Crédito e Cobrança;
- Especialista em Controladoria;
- Desenvolvedor de sistemas;
- Analista de reporting;
- Analista fiscal Senior;
- Gerente Tributário Senior;
- Auditor de TI
Participe da Conversa