Um dos papéis mais importantes de uma família é criar vínculos emocionais. Isso faz com que seus membros desenvolvam um sentimento de pertencimento e segurança. Sentir que somos aceitos, amados e valorizados da forma que somos nos fortalece e encoraja. É reconfortante saber que temos a quem recorrer sempre que a vida se tornar um desafio.
Para criar o vínculo e estabelecer uma relação de confiança e de conexão com nossa família, é preciso tempo e dedicação. Saber disso gera certa angústia em muitos pais que precisam conciliar família e trabalho. Os pais precisam dividir suas horas diárias entre levar os filhos para escola, atividades extras, cuidar da saúde, cuidar da casa, trabalhar e realizar outras atividades pessoais.
Existe uma grande preocupação em proporcionar coisas para os filhos e, muitas vezes, não há tempo suficiente para ficar com eles. Para criar e educar um filho é necessário atenção, paciência, acolhimento e tempo disponível. É importante aceitar nossas imperfeições e limitações. Não ter todo o tempo que gostaríamos pode gerar um alto grau de cobrança, e estresse, podendo acarretar:
- Sono prejudicado;
- Sentimento excessivo de preocupação;
- Sobrecarga;
- Desgaste emocional e irritabilidade;
- Falta de motivação e energia;
- Impacto na produtividade;
- Distanciamento nos relacionamentos.
Equilibrar o trabalho e a família muitas vezes é apenas uma questão de planejar e gerenciar bem o tempo para aproveitar ao máximo os momentos que você tem com quem você ama. Criar rotinas familiares para passar mais tempo juntos, ajuda a transformar as tarefas diárias em momentos de conexão.
Encontre maneiras de transformar suas atividades diárias em tempo de qualidade. Você pode, por exemplo, levantar alguns minutos mais cedo para tomar o café da manhã com seu parceiro, se comprometer em fazer uma refeição em família, aproveitar o fim de semana para se desconectar e viver experiências de diversão e relaxamento.
É necessário aprender a organizar o tempo a partir de expectativas reais, redimensionar as tarefas e as prioridades de vida. Outro fator importante é cuidar das próprias emoções e procurar formas de repor as energias para conseguir desempenhar todos os papéis necessários.
É possível alcançar um maior equilíbrio fazendo um planejamento e tomando algumas medidas:
- Dividir tarefas grandes em partes menores;
- Priorizar as tarefas que precisam ser feitas;
- Estabelecer horários;
- Reservar um tempo para o autocuidado;
- Desenvolver atenção plena;
- Focar em soluções;
- Ter momentos de diversão.
Cuidar das emoções auxilia os pais a terem maior leveza e tranquilidade para lidarem com as inevitáveis situações às quais serão expostos. Para conseguir conciliar os vários aspectos importantes da vida de forma sustentável, é importante ter consciência de suas limitações e aceitar a ajuda de outras pessoas.
Às vezes as coisas podem parecer muito difíceis e contar com as pessoas que você ama é fundamental para superar os desafios. Procure compartilhar responsabilidades e focar em obter experiências significativas e de qualidade. Os desafios podem ser ótimas oportunidades para fortalecer os vínculos e aumentar a conexão com sua família.
Danielle Gomes
Participe da Conversa