Sempre que eu converso com algumas pessoas sobre desenvolvimento de Carreira em TI, ou sobre conseguir novas Certificações para, assim, desenvolverem suas carreiras, a resposta que mais ouço é:
– Não tenho tempo para estudar;
– Cara… não consigo estudar porque tenho filhos;
– Meu trabalho é corrido demais… não posso parar 1 minuto.
Os argumentos são muito criativos.
Além disso, também escuto dessas mesmas pessoas (e até de mim mesmo) que tudo está difícil, a vida está corrida e que o tempo é curto para colocarmos em prática tudo o que queremos.
O próximo degrau de evolução sempre fica para depois. Já notou?
E por que isso ocorre?
Simples… porque estamos programados para economizar energia e, também, porque é mais confortável ficar sem fazer “nada”… afinal já temos muitas atividades, reuniões, encontros, agendas durante o dia.
E, ao final do dia, o nosso descanso é merecido.
Concordo.
Porém, essa programação de “deixar para amanhã” que colocamos nos nossos objetivos é um mal que cresce silenciosamente dentro da gente.
E esse mal vai, com certeza, te afetar (e me afetar) se não fizermos nada agora.
Eu percebi isso em uma sessão de terapia onde veio à tona que eu mesmo, apesar de toda a produtividade que gosto de ter, estava entrando novamente no ciclo de criar desculpas para não seguir adiante com projetos que são muito importantes para mim.
E pode ser que você esteja sofrendo do mesmo mal sem saber.
Esperar amanhã nunca vai ser uma resposta boa quando o assunto é o nosso próprio desenvolvimento pessoal ou profissional.
Então, reflita: você realmente precisa empurrar para amanhã aquele plano que vai te trazer tanto benefício ou pode, agora, fazer algo (por menor que seja) que vai te tirar do lugar para conquistar seu tão sonhado prêmio?
Pense nisso… eu pensei e já tomei a minha decisão.
Até a próxima!
Rodrigo
Participe da Conversa