fbpx

Você já conheceu a pessoa mais importante da sua vida?

Fale-me um pouco sobre você? Essa pergunta gera inquietações em você? Alguma vez não conseguiu responder essa pergunta? Já se preocupou em ter que falar sobre suas potencialidades e melhorias?

Por Pamela Pires (Assistente Social e Coach de Saúde e Bem-Estar da Carevolution)

Fale-me um pouco sobre você?

Essa pergunta gera inquietações em você? Você já esteve em uma situação em que não conseguiu responder essa pergunta? Já ficou preocupado em ter que falar sobre suas potencialidades e melhorias?

Muitas pessoas vão responder sim a essas perguntas, isso porque passamos muito tempo de nossas vidas buscando conhecer outras pessoas, sua comida preferida, cor favorita, como gosta do café, como é possível agradar meu chefe, minha família, meus amigos e investimos pouco tempo na busca pelo autoconhecimento.

Se a pergunta fosse fale-me um pouco sobre seus amigos, em poucos minutos teríamos condições de falar sobre muitas características emocionais, comportamentais e pessoais, mas por que essa tarefa não é tão fácil quando se trata de nós?

Há dois mil anos atrás Sócrates disse: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, essa frase revela que o autoconhecimento é uma ferramenta muito importante em nossas vidas e pode nos auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional em qualquer situação.

Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é na essência, é descobrir quais são suas características principais, é uma investigação interna de desejos, sonhos, habilidades, motivadores e sabotadores.

“A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo” – (Hermann Hesse)

Mas como é possível desenvolver autoconhecimento?

  1. Coaching: é um conjunto de técnicas, métodos e abordagens que, quando usadas podem trazer autoconhecimento, definir metas e auxiliá-las a tornar reais.
  2. Terapia: Muitas vezes é preciso fazer uso de processos terapêuticos para reavaliar com crenças, traumas, desafios, e não há nada de errado nisso.
  3. Assessment: Serve para avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento.
  4. Análise Swot: tem sido muito eficaz no reconhecimento de fraquezas, fortalezas, oportunidades e ameaças.
  5. Roda da Vida: A Roda da Vida (Life Wheel) é uma ferramenta simples, versátil e muito útil para autoavaliação e autoconhecimento, desenvolvida e aperfeiçoada a partir dos trabalhos publicados por Zig Ziglar (Born to win – “Nascido para vencer”).

Faça um exercício escreva um parágrafo sobre quem é você, sem pensar em sua formação, experiências profissionais pense apenas na pessoa. Depois peça para um amigo ou um familiar escrever um parágrafo sobre você e depois compare os resultados. As duas percepções podem gerar uma reflexão importante que irá apoiar em seu autoconhecimento.

As mudanças e metas são baseadas no que conhecemos sobre nós. Para os melhores resultados precisamos usar as melhores ferramentas e para desenvolver seu potencial invista em você que é a melhor ferramenta para mudar sua vida.

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa