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Ferramenta Prática para Feedback

Quais ferramentas você utiliza para dar feedback para sua equipe? Confira um caminho de feedback com algumas ferramentas bem práticas.

Como gestor, você já cansou de ouvir que feedback é algo constante que exige preparo e acompanhamento. Contudo, alguns gestores acham que sabe fazê-lo, mas na avaliação do time, são péssimos nesta habilidade.

É chegada a hora da avaliação de desempenho e com ele o tal do feedback. Quais ferramentas você utiliza para dar feedback para sua equipe?

Quero compartilhar contigo um caminho de feedback com algumas ferramentas bem práticas.

Primeiro, uma pergunta para reflexão: Quando você dá feedback, você usa frases do tipo: “Para a empresa é importante isso, para o time é essencial aquilo. Para mim, você deve fazer tal coisa”? Se a resposta é sim, verifique se após seu feedback, o comportamento do colaborador muda. Possivelmente não.

Enquanto você se coloca no centro, você mostra autoridade como gestor e não gera engajamento. Primeira sacada: coloque o seu colaborador no centro.

Uma primeira ferramenta é conduzir algumas perguntas para o colaborador: Como você avalia a sua performance neste período? Quais são as habilidades que para a sua função são essenciais? Peça que descreva até umas 8 competências comportamentais. Depois: Quais são as atitudes que você avalia que são positivas para atuar em equipe? E quais comportamentos não são legais para um time trabalhar bem?

Após tomar nota com o colaborador, pegue uma folha e desenhe uma roda, um círculo. Divida como um gráfico de pizza e coloque as competências descritas pela pessoa. Com isso, você irá construir uma Roda das Competências deste colaborador. Na sequência, peça para que ele se autoavalie de 0 a 10, nestas habilidades que ele mesmo pontuou, pedindo exemplos.

Gosto sempre de perguntar: o que considera que foi positivo e precisa melhorar na sua atuação?

Note, que até este momento do feedback, você só fez perguntas e desta forma com questionamentos abertos do tipo: como avalia, descreva tal ponto, faz a pessoa se autoconhecer e se avaliar. Só com esta técnica, surgem vários insights e reflexões.

A partir deste momento inicie o seu feedback com preparação, empatia e consistência. Mas lembre-se da sacada inicial: coloque ele no centro. Não diga: você precisa melhorar seu planejamento porque aqui é importante. Troque por: para sua carreira e jornada profissional, o planejamento é uma das habilidades mais importantes para o crescimento numa nova etapa. Com isso, o colaborador começa a fazer parte nesta troca e desenvolvimento.

Após trazer com evidências seus pontos, chegou a hora de traçar um plano de ação em conjunto. Para tal, utilize esta técnica de 4 perguntas. O que você precisa parar de fazer? O que você precisa começar a fazer? O que pode minimizar, uma vez que não consegue hoje parar de fazer? O que você pode potencializar, pois já faz bem? Trace a partir destas respostas, todo plano de ação com prazos.

Lembre-se que feedback é uma via de mão dupla: peça feedback também sobre sua performance como gestor. De que maneira pode apoiá-lo neste plano de ação. Gera parceria, reciprocidade.

Através deste caminho, você constrói um feedback personalizado para cada colaborador. Torna o processo autêntico e fluido. Experimente esta nova prática no seu repertório de gestão.

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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