fbpx

Quando o autoconhecimento bate à sua porta

O tempo passa, o tempo voa e você acha que sua carreira está numa boa. Parece que nada pode deter você de conquistar o que tanto deseja. Até que de repente, algo ocorre e tira você do eixo. E agora?

O tempo passa, o tempo voa e você acha que sua carreira está numa boa. Está quentinho, seguro e parece que nada pode te deter de conquistar o que tanto deseja. Até que de repente, algo ocorre que parece externo a você e o tira do eixo. Um feedback que desceu torto, um desligamento, aquele reconhecimento que não veio. Onde foi que eu errei?

A tendência é buscarmos externamente os culpados, afinal estava tudo dando certo. Será? Pode até ser que este movimento se repete de outros tantos que já obteve. O que fazer para mudar?

Sinto lhe dizer que o autoconhecimento bate à sua porta.

Ele chega para todos. Cada qual no seu momento. E o temido autoconhecimento que muitas pessoas fogem, na verdade é o maior presente que você pode receber.

Claro que ele pode chegar num momento difícil, até mesmo pessoal, mas no final, você vai ver o quanto vai crescer se mudar o seu olhar e mindset sobre a situação.

Elogiamos os outros, sabemos contar sobre situações com amigos, familiares, reforçamos e agradecemos o trabalho de colegas; mas quando chega a nossa vez, o sarrafo é super alto, quase não reconhecemos algo bom em nós.

Ficamos com receio de nos encarar, não fomos criados para reconhecer nossos talentos. Parece que é como se fosse feio, dizer: “Eu sou bom nisso”. Passa arrogância a maioria das pessoas falam. E você se esquece, dá voz às crenças limitantes, fica na zona de conforto e não percebe seu potencial indo embora.

Mas o Universo é danado de bom e nos presenteia com esta oportunidade de sacudir nossa vida, nossa carreira, para esta reconexão. Às vezes dói, fica pistola consigo, mas descobre cada coisa linda que pode superar…

É tão bonito quando vemos as pessoas com brilho nos olhos, com foco em algo que ama e vemos a fluidez nesta ação. Mostra autenticidade. O autoconhecimento te coloca neste lugar.

Mas autoconhecimento é um processo, um caminhar e depende muito de quem vive esta jornada. Podemos superar os desafios, mas também não querem ajustar nada. Escolhas responsáveis que todos temos, mas aprendemos que ao escolher, precisamos assumir a conta toda e parar de vitimismo e mimimi. E está tudo bem.

Não há prazo para acabar, afinal, quando ressignificamos, alguns aspectos novos nos são apresentados e quando olhamos para trás, vemos o quanto crescemos e estamos fortes.

Isso não quer dizer que vai mudar e deixar de ser quem é, que ficará imbatível e não terá mais problemas. Autoconhecimento nos dá ferramentas para atravessarmos a jornada, vivendo-a com sua essência total.

Recomendo profundamente que dê este aceite para iniciar sua jornada. Será uma viagem inesquecível.

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa