Foram incontáveis as vezes que pessoas entraram em contato comigo lamentando os pífios resultados com Marketing Digital. O perfil varia muito, indo de empreendedores autônomos até profissionais de empresas de grande porte. Mas, as reclamações, são as mesmas: “Não consigo gerar leads”, “não vendo pela Internet” e “os anúncios nas redes sociais não estão dando retorno”. E, durante a conversa, eu entro no site e redes sociais dessas marcas e tudo fica muito claro.
O que acontece é que hoje, nesta era digital, na qual todos são usuários de redes sociais, todos se acham “especialistas”. As pessoas tendem a achar que podem, por conta própria, assumir o Marketing Digital de seus negócios ou das empresas nas quais atuam só porque “mexem no Facebook”.
Usualmente, deparo-me com profissionais muito bons em suas áreas, conhecedores do negócio, do que oferecem. Especialistas mesmo, de alto nível. Entretanto, esse conhecimento técnico do setor não é suficiente para o Marketing. Muitas vezes, nem o próprio departamento de comunicação está realmente preparado para as funções, dada a complexidade e as mudanças constantes do Digital.
Na semana passada, realizei um treinamento in company e vi um cenário que resume bem toda essa falta de profissionalização. A empresa tinha jornalistas produzindo muito conteúdo, mas sem técnicas de SEO. Dizia que precisava gerar leads, mas não oferecia nenhum tipo de material educativo para isso. E também reclamava do baixo engajamento nas redes sociais, mas não respondia um comentário sequer. Assustador, mas uma realidade em diversos negócios.
O Marketing Digital não faz milagres. Um trabalho intuitivo (amador), não vai gerar resultados. Se você está fazendo anúncios nas redes sociais sem o devido conhecimento ou orientação, só vai torrar dinheiro. E se está fazendo Marketing Digital (afinal, todo mundo faz!) sem nenhum tipo de estratégia e inteligência por trás, também só verá seu dinheiro ir pelo ralo.
Avalie se não é o caso de contar com ajuda profissional. E, enfim, começar a investir em Marketing Digital.
Participe da Conversa