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Uma visão especial sobre aprendizagem!

Você já ouviu falar da exClone? Centrada na teoria do diálogo humano, a plataforma é composta de métodos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para absorver conhecimento e transformá-lo em diálogo.

Riza Berkan é o fundador e principal executivo da empresa de tecnologia exClone, sediada em Nova Iorque. A exClone é centrada na teoria do diálogo humano, sendo composta de métodos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para absorver conhecimento e transformá-lo em um sistema de diálogo. O processo é chamado de clonagem digital e base de um trabalho em que se cria exClones para helpdesk, suporte técnico, agentes de vendas e para assistentes online semelhantes, bem como para robótica e maquinário industrial. Vamos entender porque esta postagem se inspira em recente artigo de Berkan na Harvard Business Review.

É extremamente frequente a contratação de Coaches para apoio em processos de aprendizagem, esta sendo uma especialidade da exClone. E Berkan separa bem os conceitos de Aprendizagem Instantânea de Aprendizagem Profunda, algo que pode parecer banal, mas não é na forma como hoje a tecnologia aborda e oferece caminhos às pessoas. No contexto da inteligência artificial conversacional, a Aprendizagem Instantânea refere-se a uma função cognitiva com a qual estamos muito familiarizados: “aprender com as conversas”. Se alguém disser “cuidado com o cachorro quando você entrar no quintal”, seu cérebro processará a informação imediatamente e você absorverá esse conhecimento. Uma vez aprendido, você pode avisar outra pessoa dizendo “tenha cuidado, há um cachorro no quintal”. Esta terá aprendido, como você. Hoje, consegue-se fazer o mesmo com um computador e a tecnologia de Aprendizado Instantâneo.

Um exemplo comentado por Bekan é chamado de ALIXD, sistema conversacional que alterna para o modo de aprendizado, ao ser digitada uma senha especial a qualquer momento durante a conversação. Entre outras coisas, o ALIXD aprende com um professor humano as operações com Bitcoin e Ethereum, plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações com complexa tecnologia. O ponto relevante é que esse sistema trará a resposta (para cada pergunta feita) em cerca de 960 variações semânticas diferentes. Ser capaz de trazer uma resposta a centenas de diferentes variações significativas, para uma única pergunta, é muito semelhante à habilidade cognitiva do cérebro humano para o Aprendizado Instantâneo durante as conversas. E se algum conhecimento novo for adicionado, o sistema ALIXD escolherá a resposta melhor semanticamente relacionada ao significado dado.

A diferença dessa forma de aprendizagem para a Aprendizagem Profunda é que nesta nada há de “instantâneo”, pois se mostra bastante contrária às nossas experiências de vida natural. Em primeiro lugar, a Aprendizagem Profunda requer uma grande quantidade de dados (mais do que nascidos de um par de perguntas e respostas) para uma marcha crescente da proficiência linguística. Então, processos de treinamento e convergência serão muito necessários. Depois, quando essa rede de conhecimento estiver a funcionar, qualquer nova adição de conhecimento exigirá a expansão do conjunto de dados de treinamento e o retreinamento de toda a rede.

Resumindo, por um lado o Aprendizado Instantâneo permite que os sistemas de conversação (chatbots) continuem aprendendo depois de implantados. De outro lado, embora os métodos atuais de Aprendizagem Profunda estejam produzindo resultados impressionantes no processamento de imagens e na cinemática, há sérios problemas para a aplicação em inteligência artificial conversacional, causados por uma série de limitações técnicas e estatísticas. A Aprendizagem Instantânea vem da ciência do conhecimento, enquanto a Aprendizagem Profunda está enraizada na ciência de dados. Considerando a pirâmide do conhecimento, mostrada ao lado (fonte Google Imagens), a ciência do conhecimento trabalha de cima para baixo, enquanto a ciência de dados trabalha de baixo para cima.

Talvez, por essa explicação fundamentada na tecnologia mais atual como aquela que aqui foi mostrada, é que fica fácil entender por qual razão há uma tendência a se motivar que um Coach esteja preparado para usar de metáforas e relações do cotidiano com seu cliente. Que isso seja a base da motivação e da metodologia aplicada pelos Coaches em processos de aprendizagem do seu cliente. Esse tópico e casos especiais de metáforas nós já abordamos neste espaço, por mais de uma vez. Pense nisso e sucesso!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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