Empreendedores são comumente descritos como pessoas corajosas, ousadas e assertivas com uma grande capacidade de assumir riscos, comportamentos estes normalmente identificados em instrumentos de perfil comportamental.
Mas há características muito importantes que não são mensurados pelos instrumentos de análise comportamental, mas sim por instrumentos relacionados a motivadores, como o da teoria do alemão Eduard Spranger, que descreve 6 tipos de pessoas: utilitárias, individualistas, estéticas, sociais, tradicionais e teóricas.
Spranger trabalha com paradigmas de pensamento, responsáveis pelas nossas opções de carreira. São nossos motivadores que impulsionam nossos comportamentos.
Os conceitos de retorno sobre investimento, custo benefício e utilitarismo estão relacionados ao Valor Utilitário e a ambição está relacionada ao Valor Individualista e não necessariamente ao comportamento de uma pessoa dominante.
Em recente estudo feito com 46 presidentes/CEO’s de empresas brasileiras de porte pequeno/médio, foi avaliada a escala de seis valores de Spranger. Os resultados foram interessantes, 85% dos participantes possuem o motivador utilitário entre os três mais importantes! Estas pessoas são caracterizadas por uma grande preocupação com o retorno sobre seus investimentos, da empresa e de seus colaboradores.
Este estudo nos traz a importância de utilizar instrumentos de motivadores quando o tema é opções de carreira. Os comportamentos mostram o “como” a pessoa irá atuar na carreira escolhida.
Os instrumentos de perfil comportamental trazem informações de como nos comportamos, os instrumentos de motivadores trazem informações de como pensamos, o que valorizamos e também ajudam a explicar nossas opções de carreira e vida.
Até a próxima!
Alexandre Ribas
Participe da Conversa