A conquista do sucesso na atividade do Coach possui relação direta com o sucesso de seu cliente, poucas atividades profissionais possuem correlação tão direta como nesta.
Facilitar para o Coachee uma maior consciência e contato com o seu verdadeiro “eu” é uma das maiores armas para a conquista do sucesso tão desejado.
Uma das linhas de instrumentos mais populares utilizadas para o autoconhecimento nos dias de hoje são as de identificação de estilo comportamental.
O estilo comportamental do Coachee trará informações do “como” ele age, podendo trazer informações a respeito de como ele lida com problemas, desafios, pessoas, mudanças e regras, por exemplo.
Os instrumentos de análise de comportamento, que podem ter várias abordagens, podem até parecer um fenômeno recente, porém essa é uma ciência que já vem sendo desenvolvida há muito tempo.
Uma das abordagens mais comuns teve sua jornada iniciada no ano 444 a.C., com Empodocles, fundador da escola de medicina na Sicília. Logo em seguida em 400 a.C. veio Hipócrates, que estudou o efeito do clima e do relevo nas pessoas, identificando quatro temperamentos, sendo eles: o sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático.
Alguns séculos depois, em 200 d.C., Galeno de Roma estudou o efeito de quatro fluídos de nosso corpo em nosso comportamento e temperamento. Os fluidos eram: sangue, bile amarela, bile preta e muco.
Em 1921 temos a contribuição de C.G.Jung com o livro “Tipos Psicológicos”.
Em 1928 o Dr. William Moulton Marston publicou o livro “Emotions of Normal People”, base da teoria DISC. Marston identificou quatro padrões comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Em um mundo tão competitivo, o autoconhecimento surge como um início seguro na caminhada de seu Coachee rumo à realização de seus sonhos.
Até a próxima!
Alexandre Ribas
Participe da Conversa