É muito importante saber e identificar o seu estilo de Liderança, pois é o que lhe dá propriedade para utilizá-lo de forma consciente e obter os melhores resultados com seus pares, liderados, fornecedores e clientes.
Podemos definir alguns estilos de liderança que você pode se identificar:
Líder Visionário
Vista como uma liderança inspiradora, o líder visionário utiliza a autoconfiança, a autoconsciência e a empatia.
Este tipo de líder exerce um papel muito importante em empresas onde existem mudanças de direção constantes ou pontuais, como lançamento de novos produtos, ou corporativas como incorporações e fusões.
É necessário ser transparente e acreditar nos próprios ideais e objetivos, para mobilizar e inspirar a equipe que comanda.
Líder Treinador
Este estilo auxilia seus liderados a entenderem suas atribuições e responsabilidades, para que caminhem na direção dos objetivos e metas.
É um líder conselheiro e utiliza suas aptidões de autoconsciência emocional e empatia, o feedback está sempre presente, seja positivo ou de correção de curso, mas é importante que seus liderados sejam automotivados e tenham iniciativa, para se estabelecer uma sintonia.
Líder Afetivo
O líder afetivo conecta a equipe em torno dos objetivos, fala de suas emoções, conduz a equipe para realizar as metas, valoriza os sentimentos das pessoas.
O impacto dessa liderança, quando exercido de forma transparente e com naturalidade, promove uma integração amistosa entre o grupo e nutri as relações pessoais, estabelecendo uma conexão favorável.
O foco deste estilo de liderança é obtido através da empatia, entender os sentimentos e as necessidades, conduzindo a equipe para alcançar as metas, levanta a equipe, produz um clima organizacional satisfatório, comemora-se cada conquista.
Líder Democrático
O líder democrático busca o resultado através da condução do grupo para as decisões, onde as opiniões de todos contribuem e são importantes para o resultado final.
É um estilo onde o líder precisa ter muito claro onde deseja chegar, para utilizar as contribuições e edificar de forma objetiva e concreta as ações. Por outro lado, em momentos de crise onde decisões rápidas são necessárias, este estilo fica comprometido.
Exercem um bom trabalho em grupos onde existe a colaboração de todos, administram conflitos com maestria e são influentes, a chave do sucesso é saber ouvir.
Líder Modelador
Use com Moderação ou em situações onde a equipe é altamente motivada e competente, com seus papéis claros e identificados na obtenção de resultados.
Tem altos padrões de exigência e desempenho, a sua constância pode levar à exaustão da equipe, por isso a importância de mesclar com os estilos anteriores.
Tem um alto impulso realizador pede sempre novas abordagens para melhorar a própria performance sua e dos liderados.
Líder Coercitivo
A liderança por comando ou autoritária, pode alcançar grandes êxitos, mas deve ser usada com parcimônia, em momentos de crises ou mudanças radicais, onde é necessária uma intervenção pontual, pois esse tipo de gestão leva à perda de talentos, e pode adoecer os integrantes da equipe.
Nesse estilo são necessárias as aptidões de inteligência emocional como influência, realização, iniciativa, autoconsciência, autocontrole emocional e empatia.
A escolha do estilo de liderança pode estar alinhada com as crenças e valores do líder, ou pode ser aprendida e desenvolvida como técnica.
O fundamental é que cause ressonância positiva para a condução da equipe alcançar as metas e trazer os resultados necessários para o crescimento da empresa.
O líder experiente, pode ter uma sintonia e identificação pessoal com um estilo para conduzir a equipe, mas lançará mão daquela forma que for mais adequada no momento.
“No passado o líder era o chefe. Os líderes de hoje devem ser parceiros com as suas pessoas… não podem liderar somente com base numa posição de poder” (Ken Blancard)
Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
Participe da Conversa