Comunicação é um assunto tão relevante para a sobrevivência humana que nunca vai ter fim. O cenário muda, os usos e costumes mudam e a comunicação continua sendo um grande desafio à manutenção da raça humana. E mesmo com toda a evolução da tecnologia, os problemas de ruídos na comunicação continuam a perturbar o entendimento entre as pessoas. E qual é o fator crítico ? EMOCIONAL.
Sim, é o ser humano que, diferente do robô, possui um emocional formatado pelas suas experiências de sucesso e fracasso, de experiências dolorosas e saudáveis vivenciadas durante toda a sua vida, ditando regras e padrões mentais que permearão sua percepção e a forma como fará suas escolhas e tomará decisões. E tudo isso será percebido na ponta do iceberg humano através da comunicação.
E como ponta do iceberg, conclui-se que o que uma pessoa diz e como diz demonstram claramente o que está acontecendo dentro dela, como estão suas emoções, seus sentimentos e a qualidade dos seus pensamentos.
Eu sempre digo, se você quer conhecer e saber o que se passa no íntimo de alguém, preste muita atenção ao seu verbal e não-verbal. Atente para o seu jeito de se comunicar. É um jeito agressivo, passivo ou dissimulado? Suas palavras são positivas ou negativas? As frases são diretas e objetivas ou são confusas e sem sentido? Sua comunicação é focada em solução ou nos custos do problema ocorrido?
Hoje quero destacar aqui apenas três estratégias ruidosas que bloqueiam a comunicação, aquelas que considero de forte impacto negativo no autoconceito do emissor e que provocam resistência e rejeição do receptor.
1) manipulação e sedução – Ninguém gosta de se sentir enganado e seduzido por motivos ocultos. Você já se sentiu manipulado por alguém? Eu me sinto muito invadida! E você! É claro, linguagem que transmite falsidade estimula a desconfiança. Elogios vistos como exagerados podem provocar resistência pois são enquadrados como sedução.
2) Sentimento de superioridade é aquele sentimento que torna uma pessoa arrogante e prepotente com a intenção principal de provocar nas pessoas o sentimento de menos valia. Sabe o que é uma pessoa superior? É aquela pessoa que faz o outro também se sentir superior.
3) Sentimento da certeza – Sabe aquelas pessoas que se expressam como se fossem os donos da verdade absoluta e dispensa opiniões alheias? O sentimento da certeza se traduz em uma linguagem inflexível e intocável. O ouvinte se sente excluído e rejeitado. Sua defesa é contra-atacar rejeitando a verdade do outro. Eu prefiro construir mensagens que transmitam posições não definitivas, abertas às novas ideias.
Um dos valores universais mais relevantes entre as pessoas é o RESPEITO, e eu lhe pergunto: Você se sente respeitado quando alguém tenta seduzi-lo, tratando com ar de superioridade e todo cheio de razão, e não lhe dando o menor espaço de ser ouvido e ser levado à sério?
Como neutralizar esses ruídos emocionais na comunicação?
- Para as pessoas prepotentes a sugestão é a humildade;
- Para as pessoas manipuladoras a sugestão é serem verdadeiras ;
- Para as pessoas cheias de razão a sugestão é treinarem a empatia.
A linguagem da cooperação pode ajudar a quebrar a inflexibilidade e rigidez dessas barreiras comunicacionais.
Você conhece a técnica de cooperação entre emissor e receptor positivo?
É o chamado Eu Afirmativo e Eu receptivo.
Veja no quadro abaixo, como usar uma comunicação empática, eficaz e dizer tudo o que você precisa dizer, sem ofender pessoas, ao contrário, você vai obter a cooperação do outro.
Como utilizar o EU-AFIRMATIVO para expressar sentimento
- Comece com a palavra EU;
- Expresse o sentimento negativo;
- Fale o comportamento do outro que lhe causou o desconforto;
- Expresse as consequências/impactos;
- Mostre os benefícios da mudança;
- Proponha novas alternativas de relacionamento;
- Ouça a percepção do outro e negocie alternativas;
- Comprometa-se com as mudanças e agradeça, fechando.
Como utilizar o EU-RECEPTIVO para incentivar o outro a expressar sentimento
- Expresse sua percepção sobre o desconforto do outro em relação à situação que envolve você;
- Estimule o outro a expressar o sentimento negativo em relação à situação que envolve você;
- Pergunte qual foi o seu comportamento que causou ao outro o desconforto;
- Analise os impactos do seu comportamento sobre o outro;
- Ouça as expectativas de mudança do outro com relação a você;
- Avalie quais mudanças o outro espera de você;
- Expresse com clareza o que você fará para mudar a situação;
- Comprometa-se com as mudanças e agradeça a transparência.
Trocar a linguagem do conflito pela linguagem da cooperação pode ajudar as pessoas defensivas baixarem a guarda e se expressarem com mais clareza, firmeza e autoconfiança, aumentando o seu nível de resolução de problemas.
Seja assertivo! Aumente sua autoconfiança e autoestima e crie relações duradouras e produtivas.
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