Perdoar é um ato de amor próprio, porque ao perdoar alguém o desconforto do coração é liberado.
O outro passa a não te atingir, por isto trata-se de um gesto de auto amor. No entanto é claro que não é simples e nem fácil, perdoar. Neste artigo vou sugerir algumas ideias para você colocar em prática, rumo à sua liberdade emocional, porque cá entre nós, ter uma mágoa no coração, além de ser prejudicial à saúde, machuca muito, torna a vida pesada e sem brilho.
Além disso, todas as suas células serão afetadas pelo ressentimento, que a falta de perdão proporciona.
Masaru Emoto fez um estudo com a água e comprovou que após alguns experimentos, ela muda seu formato molecular (visto por microscópio), quando são utilizadas palavras com o teor emocional positivo ou negativo (amor ou ódio).
Quero te proporcionar uma reflexão neste momento: se o corpo humano tem mais água do que parte sólida, imagine, portanto, o que pode causar guardar o ressentimento? Esta reflexão está presente no filme “Quem somos nós”; caso queira assistir vale muito a pena.
Ao perdoar você se liberta totalmente da pessoa que te gerou algum tipo de dano e pode ter uma vida mais leve e satisfatória.
Não precisa ter contato com esta pessoa caso não queira, o perdão acontece em seu coração, não precisa ir até a pessoa e pedir perdão pessoalmente, porque o que realmente importa é você ter soltado a mágoa que estava dentro de você.
Existem mágoas profundas. Dependendo da gravidade da situação, seria muito interessante você contratar um terapeuta para acompanhar o seu processo de liberação desta mágoa, para consequentemente poder perdoar.
De qualquer forma, vou sugerir para você que está lendo este artigo a prática do Ho’oponopono que é uma ferramenta havaiana de limpeza de memórias de dor e perdão. De uma forma prática fale o seu nome e na sequência utilize: Sinto muito, me perdoe, sou grata, te amo. Para aprofundar seu estudo nesta ferramenta sugiro a leitura do livro “Limite Zero” do Joe Vitale e Ph.D Ihaleakala Hew Len.
Também sugiro que pratique meditação, por pelo menos um minuto todos os dias, com a prática da meditação, perceberá que a ansiedade e o excesso de pensamentos diminuirão e consequentemente conseguirá ter mais qualidade de vida.
Um grande abraço.
Até o próximo artigo!
Adriana Mantana
Participe da Conversa