fbpx

Endomarketing: Sua comunicação é inclusiva?

Um dos principais objetivos da Comunicação Interna é integrar os colaboradores da organização. Confira 14 perguntas poderosas para você descobrir se sua comunicação é inclusiva!

Um dos principais objetivos da Comunicação Interna é integrar os colaboradores da organização através de ações que promovam a admiração e a propaganda positiva por parte deles em relação à empresa, fazer com que tenham a sensação de pertencimento e importância dentro da organização.

Pois bem, mas a sua comunicação integra? Sua comunicação inclui? Ela preza pelo clima positivo na organização?

Para isso pensemos em alguns pontos:

  • A comunicação chega a todos?
  • A linguagem é adequada e acessível a todos os níveis?
  • A individualidade é valorizada e pensada?
  • As ações pensam na inclusão de todos?
  • Existem canais receptivos para o funcionário se comunicar e expressar o que pensa?
  • Receptividade e respeito a todas as diferenças fazem parte da cultura e práticas da sua empresa?
  • Oferece condições de trabalho dignas?
  • Acolhimento e treinamento adequado para todas as pessoas?
  • Os gestores recebem treinamentos para lidar com as diferenças de forma respeitosa e acolhedora?
  • Todos os colaboradores recebem treinamentos com temáticas alinhadas ao respeito e às práticas ideais para a convivência em harmonia com as diferenças?
  • Alinha a cultura organizacional com a prática da inclusão?
  • Ela cuida para utilizar e ensinar as terminologias adequadas aos diferentes tipos de deficiências?
  • Você considera o ambiente de trabalho realmente saudável e inclusivo?
  • A empresa possui um canal de comunicação dedicado especialmente para ouvir sobre algum tipo de preconceito que pessoas com deficiência possam sofrer?

Pensando em todos os aspectos acima, sua comunicação REALMENTE é inclusiva?

O que pode melhorar?

Como promover tal melhora?

Pensar nestes aspectos é o primeiro passo que você pode dar em direção a uma comunicação inclusiva.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa