Nos últimos anos o tema propósito tem ganhado um importante destaque no meio corporativo. Segundo Joey Reiman, “o propósito é uma força tão poderosa quanto a da gravidade, mas, em vez de atrair para baixo, impulsiona adiante.” A origem da palavra propósito vem do latim e significa intenção de realizar, de alcançar, objetivo fim. Relacionamos esse termo também com o significado de existência, com o impacto que se causa no mundo. É o propósito que dá direção. Quando olhamos para o desenvolvimento de líderes, é importante entendermos o propósito nos diferentes níveis: organizacional e individual.
O propósito no nível organizacional está relacionado com a forma que a empresa deseja contribuir com a sociedade, fazer desse mundo um lugar melhor. Não devemos confundir com as metas da empresa ou com o produto e serviço que oferece, mas sim por meio do que ela oferece, como deseja impactar positivamente o mundo à sua volta. Ter um propósito organizacional claro, permite tornar mais significativo o papel desempenhado pelos negócios. Definir o propósito da empresa pode ser uma estratégia que irá ajudar a transformar a organização. É influenciar o modelo de negócio atual, provocando a mudança de um modelo que atende aos próprios interesses, para um que possa atender as necessidades do próximo. Passar de “bens de consumo” para o “consumo do bem”. O propósito dos negócios não é apenas gerar valor, mas sim atribuir valor para a sociedade. É importante que seja verdadeiro e autêntico e não apenas palavras bonitas no papel.
Para isso as empresas precisam se perguntar “Por que?” fazemos o que fazemos como empresa. É o motivo de existência da empresa. Esse propósito deve ser divulgado constantemente para todos os stakeholders da empresa (internos e externos). A liderança deve entender que é o propósito organizacional que irá inspirar e engajar as pessoas no trabalho. Isso permitirá que os colaboradores comecem a defender uma causa e não se tornem apenas empregados esperando o pagamento.
As empresas que focam no seu propósito apresentam grandes transformações na sua forma de atuar. Os consumidores e colaboradores passam a ser os mensageiros e defensores da organização. Os contratos se transformam em alianças. Ao invés de focar apenas nos resultados do próximo trimestre olham para o impacto nas próximas gerações. A liderança transacional para a ser transformadora.
Já no nível individual o propósito está relacionado com o motivo de estarmos vivos nesse planeta. É o impacto que causamos em todos os lugares por onde passamos, por isso ele é dinâmico. Ter clareza do nosso propósito permite ter uma vida mais completa e feliz. Está relacionado com o motivo pelo qual você deseja sair de manhã da cama. A palavra motivo vem do latim e significa “causa em movimento”. Para identificarmos o nosso propósito individual, podemos responder quatro perguntas:
- Talento: Em que você poderia ser o melhor do mundo?
- Paixão: O que o apaixona profundamente?
- Valores: O que sua consciência recomenda?
- Necessidades: Como você pode tornar o mundo melhor?
Segundo Aristóteles, é “na intersecção dos talentos do indivíduo com as necessidades do mundo que encontramos a nossa vocação.” As pessoas que encontram vocação no trabalho são mais motivadas a deixar uma contribuição significativa. Trabalhar desprovido de propósito, faz com que elas deixem a organização. Ser um líder transcendente é ajudar os outros a cumprirem seus propósitos mais profundos, seja na empresa ou na vida pessoal. Inspirar seus seguidores a descobrir o que há de mais precioso em suas vidas e se comprometer em manifestá-lo. Para isso é preciso que o líder deseje ter uma vida e carreira que tenham significado. Acreditar num sonho. O líder deixará de administrar os seus colaboradores, mas sim passará a cativar as pessoas. Por isso, os líderes que conseguem inspirar pelo propósito conseguem gerar grandes transformações.
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