fbpx

A importância do centramento e do cultivo das relações

A maior parte de nossos problemas advém da forma como interpretamos os fatos e julgamos os comportamentos das pessoas com as quais nos relacionamos.

A maior parte de nossos problemas advém da forma como interpretamos os fatos e julgamos os comportamentos das pessoas com as quais nos relacionamos. Temos um referencial de mundo e o enxergamos através de nossas percepções.

A partir do momento em que aprendemos a enxergar que algo é de determinada forma, não procuramos perceber formas diferentes. Às vezes a vida nos pede transformação. Precisamos abandonar o velho para que algo se renove. Ampliar a visão e procurar olhar a vida de forma diferente.

Pare alguns instantes para prestar atenção em seus sentimentos e em suas ações. Quais as emoções que estão te governando? Você tem conseguido lidar de forma satisfatória com suas preocupações, seus medos, com as situações de estresse? O que tem tirado você de seu centramento?

As emoções nos servem de alerta para que possamos perceber o que se passa conosco. Quando conseguimos identificar o que nos faz reagir de forma inadequada, podemos escolher responder de forma diferente. Quando nos irritamos e perdemos o controle, o problema não é externo, o problema está dentro de nós.

Não devemos depositar a expectativa de nossa felicidade em outras pessoas ou na obtenção de acumular coisas. Se desejamos ter uma vida feliz, precisamos manter a condução da nossa própria vida. Você é muito maior do que seus problemas. Pense em quantos desafios e dificuldades você já conseguiu superar em sua vida.

Para conquistar uma vida mais feliz, não devemos nos ocupar em viver a vida dos outros, isso é desperdício de tempo. Viva sua própria vida, desfrute o presente. Nossos resultados dependem do agora. Busque ter atenção plena e a certeza de que você irá lidar com os desafios. Foque em coisas que você pode controlar, mudanças que você pode fazer.

Escolha um comportamento que você deseja melhorar e que irá ajudar as pessoas à sua volta a se sentirem melhor. Talvez você precise exercitar sua paciência, ou sua capacidade de ouvir, agir com menos teimosia, ser mais generoso. Não conseguimos mudar tudo, mas é possível mudar um aspecto que nos ajude a ter uma vida melhor.

Defina algo que pode mudar e tenha consistência. Com prática e repetição, podemos aprender coisas novas e desenvolver novas competências. Procure viver com leveza, perceba as contrariedades como oportunidades de crescimento e aprendizagem. Busque a realização dos seus sonhos, desenvolva um método. Sem estrutura não avançamos e não conseguimos mudar. Se precisar, peça ajuda.

Se cometer erros, peça desculpas e reconheça suas falhas. Se espera que os outros assumam suas responsabilidades, seja o exemplo, assuma seus erros. Não fique preso ao que já passou. Se abra para as coisas boas que já estão acontecendo em sua vida, sem ficar apegado no passado ou ansioso pelo futuro. Viva o presente.

Tire os aprendizados necessários das situações e siga em frente. Procure compreender o que pode aprender com as experiências. Olhe para a vida com otimismo e confiança. Aprenda e ajude o máximo que puder. Ajude mais, julgue menos.

Diminua os comentários destrutivos. Diga palavras gentis, cultive a generosidade, crie um ambiente em que todos ganham. Saiba valorizar as pessoas que fazem parte de sua vida. Que elas possam encontrar em você uma fonte de encorajamento.

Saiba respeitar o momento e o espaço daqueles que convivem com você. Não cobre o que as pessoas não podem oferecer. Aprenda a amá-las como elas são sem querer consertá-las. Reconheça que elas estão fazendo o melhor que podem. As pessoas que fazem parte de nossa vida, nos ajudam em nosso processo de evolução.

Cultive com cuidado e amor seus relacionamentos. Faça com que as pessoas se sintam valiosas e especiais ao seu lado. Use palavras de incentivo, demonstre seu carinho. Agindo assim você criará um mundo melhor para você e para os outros. A sua presença pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

São essas conexões que fazem toda a diferença. São elas que criam vínculos emocionais e nos ajudam a conquistar relacionamentos mais saudáveis. E são sobre tais conexões que vou abordar no Workshop “Conquistar Relacionamentos Familiares com maior Conexão e Qualidade” no próximo dia 15/06 das 9h30 às 12h no Inspira Coworking. Espero você lá para uma manhã de aprendizagem e de ressignificação de conexões.

[ÚLTIMAS VAGAS] CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa