Estamos vivendo um período de transição em todos os setores e o mercado também vai se adaptando para atender a necessidade de estar sintonizado não mais com foco no cliente, mas com foco no foco do cliente.
Para que este tipo de ação seja implantado é necessário que em todos os setores, a liderança tenha um comportamento que atenda estas características.
Por ser um período de transição encontraremos líderes que estão atuando com conceitos ultrapassados, enquanto outros, pouco mais atualizados, estão utilizando um modelo de gestão do início do século, porém aqueles que estão obtendo maiores sucessos profissionais utilizam práticas mais sintonizadas com a realidade atual. Devido à transição citada e como o comportamento dos colaboradores está se atualizando, um novo modelo de liderança começa a ser implantado.
Aqueles que ainda estão gerindo com padrões obsoletos tendem a aumentar as estatísticas daqueles que buscam uma nova colocação no mercado, portanto a sugestão é que com a maior brevidade todos os líderes busquem um alinhamento com as novas necessidades, que além do uso de metodologias ágeis exigem um novo relacionamento com os stakeholders.
O novo líder sabe identificar e estimular a importância de todos os aspectos no ambiente de trabalho.
Gestores sem ética e que são adeptos do “cabresto curto” estão com dias contados, bem como as empresas que utilizam ou estimulam este tipo de comportamento. Cada vez é mais difícil ser líder, é necessário muito autoconhecimento e uma autoavaliação contínua, além de um autodesenvolvimento bem estruturado, pois são muitas as habilidades necessárias, mais o tempo e energia para tudo isso.
Este modelo para o qual é necessária a adaptação é uma liderança consciente, onde o líder mantém a sua atenção em todos os aspectos, reconhecendo a importância de cada um deles, sempre atento para o seu autodesenvolvimento, o desenvolvimento dos colaboradores, além de atender as demandas necessárias para atender as expectativas da organização.
A liderança consciente está intimamente relacionada com o conceito de Mindfulness, que é a capacidade de uma pessoa ter atenção plena ao todo e a cada um dos elementos que formam o momento presente: o agora.
Algumas ações são fundamentais para este tipo de liderança, veja em quantas e quais você já se enquadra:
- Liderar a equipe escutando a voz do grupo e de cada um dos colaboradores. O feedback é de duplo sentido;
- Influenciar pelo próprio exemplo. As competências comportamentais do líder possuem alta significância;
- Promover a colaboração entre as pessoas do grupo, além de amplo domínio na arte de gerir conflitos, se possível se antecipando aos fatos;
- Ter consciência social desenvolvida a fim de identificar a linguagem não falada do grupo;
- Clareza e objetividade na tomada de decisões, além de uma assertividade bastante forte. Todos devem reconhecer o seu papel no grupo, bem como o que se espera de cada um;
- Ser consciente e assumir os próprios erros. Este novo líder não se apresenta mais como um super-herói, mas sim como um ser vulnerável que está comprometido com o desenvolvimento da organização e da equipe, portanto sempre aberto ao diálogo.
Este tipo de liderança associado com metodologias ágeis é altamente eficaz sob o ponto de vista da empresa e benéfica para os colaboradores, pois podem colocar em prática todo o seu potencial, com segurança em um ambiente de cordialidade, de felicidade e altamente produtivo.
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