Um dos pontos de maior resistência na contratação de pessoas com deficiência dentro de uma organização são fatores comportamentais que criam barreiras significativas dificultando a inclusão com dignidade. Quando estas barreiras são transpostas, outras como acessibilidade arquitetônica, comunicacional, programáticas, metodológicas e instrumentais a acompanham.
Normalmente estas resistências são derivadas de preconceitos e falta de informação. Motivo pelo qual é essencial que a empresa promova momentos de sensibilização e preparação em todos níveis hierárquicos.
Dentro deste contexto os gestores têm papel fundamental no processo de inclusão, embora não sejam os únicos responsáveis. Importante ressaltar que a gestão de uma equipe com pessoas com deficiência é muito semelhante somente havendo algumas particularidades, assim, preocupações com a entrega de resultados devem ser desconsideradas.
Como qualquer processo de gestão o início é na admissão dos profissionais, então o gestor deve estar aberto a recebê-los em sua equipe e acolhê-los da melhor forma e promover a sua inclusão na equipe. Até o momento percebemos que nada mudou.
Um dos principais papéis de um gestor é o desenvolvimento da equipe e o primeiro passo é conhecê-la. O grau de maturidade para realizar determinadas tarefas sem superestimá-la e nem subestimá-la. Reconhecendo as potencialidades e limitações de cada indivíduo.
É preciso compreender que independentemente de uma pessoa ter ou não uma deficiência, todos temos algo a desenvolver e o sucesso de uma equipe é justamente a complementaridade.
E se mesmo assim ainda houver alguma dúvida sobre a capacidade da pessoa desenvolver uma atividade?? Simplesmente: Pergunte.
Outro mito em relação à gestão de pessoas com deficiência é em relação a avaliações, metas e possibilidades de demissão.
Como qualquer outro colaborador a pessoa com deficiência deve ter metas, ser avaliada por elas, receber feedbacks construtivos e em caso de não corresponder aos resultados depois de exaurido todas as possibilidades, pode ser demitido.
Por experiência, quando a gestão é feita de forma consciente e competente os resultados são os melhores.
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