fbpx

O poder da autoconfiança

O que tem o poder de minar a fé que você tem em você? Circunstâncias, pessoas? Ou foi algo que viveu no passado e, desde então, você perdeu a autoconfiança e começou alimentar o medo?

Em psicologia, confiança pode ser entendida como “um estado psicológico que se caracteriza pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções (ou do comportamento) do outro”. Pode também ser entendida como a crença na probidade moral, na sinceridade de alguém. Em sociologia e psicologia social, confiança refere-se à expectativa de que um indivíduo, grupo ou instituição atue da maneira esperada, em uma dada situação. Trata-se de uma suspensão temporal da situação básica de incerteza acerca de eventos ou ações individuais, grupais ou institucionais, mediante a suposição de que exista certo grau de regularidade e previsibilidade desses eventos ou ações. A confiança será mais ou menos reforçada, em função de atos ou fatos (Fonte Wikipédia).

Confiar no meu entendimento significa (com um fio), um fio que liga você até os seus sonhos e objetivos. Confiar nas pessoas é maravilhoso, no entanto confiar em si mesmo é fundamental. Porque se você não estiver firme dentro de você, qualquer tipo de adversidade te joga na lona e o objetivo não é este, tenho certeza que deseja felicidade, realização, prosperidade, amor, sucesso e saúde, para que tudo isto aconteça, vale a pena investir em sua autoconfiança. Sem ela dificilmente você avançará nas diferentes áreas de vida. A autoconfiança te fará persistir e avançar quando aparentemente não existe saída.

Portanto sugiro primeiramente que localize seus gaps, ou seja, quais são seus pontos fracos com relação à autoconfiança. O que tem o poder de minar a fé que você tem em você? Circunstâncias, pessoas? Ou foi algo que viveu no passado, seja em relação à carreira ou vida pessoal que te fez pisar no freio e desde então, você perdeu a autoconfiança e começou alimentar o medo (fé na maldade).

Ao encontrar os seus gaps, faça quebra de crença e invalide todo o receio que te fez acreditar nos outros e não em si mesmo. Perder a autoconfiança é entregar o bastão de sua própria vida nas mãos alheias e isto, geralmente não trás um bom efeito. Porque ninguém de fato poderá conhecer você, pois quem mora em sua própria pele, tem um endereço e CPF exclusivo não é mesmo?

A boa notícia é que você pode resgatar a sua autoconfiança e perceber o quanto é poderoso se pertencer. Vale a pena olhar para tudo o que te machucou no passado e que ainda machuca no presente e ressignificar tudo isto.

Você merece o sucesso, confie em você!

Abraços,

Adriana

Ádria Gutman é Terapeuta, Escritora e Palestrante. Com formações em Life, Executive e Master Coach (ABC), Terapeuta ThetaHealer® (THINK/Thetahealing Institute of Knowledge), Terapeuta e facilitadora de Barras de Access™ (Access consciousness), Mestre em Reiki Usui, Oneness Deeksha Giver (Oness University). Facilitadora de cursos online e presenciais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa