Quando falamos sobre carreira, escutamos muitos especialistas indicando o desenvolvimento de habilidades técnicas e também das habilidades comportamentais, além do desenvolvimento de acordo com os objetivos pessoais e profissionais, valores, benefícios, etc.
Porém você já parou para refletir sobre a sua marca e a sua reputação?
Quando alguém lhe indica um profissional ou uma empresa, você tende a confiar mais, não é mesmo?
E a mesma coisa acontece quando alguém critica algum profissional ou uma empresa, você já fica receoso ao contratar…
A boa reputação e a boa imagem de um profissional, produto, serviço ou empresa, são fundamentais para o sucesso!
A imagem e a reputação são construídas ao longo do tempo e destruídas no primeiro deslize!
Existem muitas formas de deslizar na boa conduta, do menor ao maior grau, todas são prejudiciais!
Por exemplo, se você prestador de serviços não cumpre o contratado, ou o atendimento não for adequado, certamente seu cliente não fará boas recomendações a seu respeito.
Se você foi contratado para tais atribuições e não as cumpre, sua imagem de solucionador estará abalada. E o mesmo acontece com empresas que vendem um produto e a eficiência dele deixa a desejar…
Mesmo diante destes contratempos ainda é possível reverter essas situações, mas se você não mostrar para as pessoas como você solucionará os problemas deles, eles continuarão procurando outra pessoa para fazer o seu trabalho e certamente contarão a péssima experiência que tiveram contigo para pelo menos 10 pessoas!
Agora em casos mais extremos, de pessoas e empresas envolvidas em atos ilegais, aí sim destroem a reputação e dificilmente terão seu nome, a sua marca novamente prosperando no mercado.
Qual é o posicionamento da sua marca?
Como você quer ser conhecido e reconhecido no mercado?
O seu nome, produto ou serviço sempre estará sob avaliações, as suas entregas, percepções e sentimentos de seus clientes internos e externos e de todos que trabalham contigo, irão influenciar na sua marca.
A sua marca é muito importante. É a imagem e reputação dela que fará com que as pessoas te contratem e confiem em ti.
Se você não tiver bem claro seus diferenciais, suas habilidades e o que você pode oferecer, como é que as pessoas vão te contratar?
A identidade visual, verbal e comportamental influenciam diretamente na marca. Então além do desenvolvimento técnico e comportamental, cuide também da sua imagem!
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa