Quando o funcionário se sente parte da empresa, valorizado e reconhecido, o seu desempenho aumenta significativamente e os resultados da empresa também!
Isso não é novidade, não é mesmo? Mas será que somente o desempenho do funcionário irá aumentar significativamente os resultados da empresa?
Eu particularmente, acredito que para que hajam resultados eficientes e eficazes é necessário um conjunto de itens, como por exemplo, um bom planejamento estratégico, tático e operacional, onde todos os envolvidos saibam aonde estão, aonde a empresa precisa chegar e o que cada um precisa fazer para atingir esses objetivos em um ambiente respeitoso e de preferência saudável.
Aí sim, o funcionário se sentirá parte da empresa, sentirá que é muito mais válido estar presente onde pode ser eficiente e fazer parte de um todo, onde juntos focados no mesmo objetivo, os resultados serão melhores!
Mas para avaliar a eficiência, tanto dos processos, quanto dos funcionários, além de conhecer muito bem os objetivos e metas da empresa é preciso criar indicadores de desempenho alinhados ao planejamento estratégico, os famosos KPIs, que irão reunir diversas métricas capazes de auxiliar o monitoramento dos resultados.
Com base nos resultados de desempenho é possível avaliar as falhas e as oportunidades de melhorias
Cabe aos líderes realizarem a gestão dos indicadores e também desenvolver suas equipes, sendo multiplicadores das decisões executivas, e do caminho a ser seguido.
Uma boa gestão alinhada à sensibilidade de desenvolver pessoas e processos já é um bom começo!
Toda empresa é formada por pessoas, processos, políticas, tecnologias e estratégias, e quando este conjunto está alinhado os resultados são eficazes.
Graziela Heusser Azeredo
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