A Inteligência Artificial já está próxima a nós. Ela é encontrada em várias áreas de nosso dia a dia e, para que ela exista e esteja cada vez mais disponível a todos, é importante que os profissionais de TI, que atuam nesta área, estejam cada vez mais preparados não só na parte técnica, mas também na comportamental.
À medida que os profissionais de TI implementam mais recursos cognitivos, tanto na TI como em toda a empresa, certas funções e tarefas serão automatizadas e novas oportunidades surgirão para inovar e agregar valor.
Este é um momento de muito entusiasmo e novas perspectivas para alguns profissionais na empresa, porém para outros, certamente, será motivo de preocupação, de novos desafios e se não forem tomadas rápidas ações: experiências dolorosas.
O pessoal de TI que até então tinha uma tendência quase que exclusiva aos conhecimentos técnicos, daqui para frente as competências comportamentais serão muito importantes, pois essas tecnologias emergentes ajudam a tirar as tarefas rotineiras dos seres humanos, obrigando-os, de certa forma, a tornarem-se pessoas mais criativas e adaptáveis.
À medida que o uso da inteligência artificial cresce, aumenta também a necessidade de habilidades sociais, como adaptabilidade, comunicação e outras que fazem parte do conjunto de habilidades da Inteligência Emocional, dando ênfase também às habilidades socioemocionais.
Dentre as principais soft skills, o pessoal de TI precisa com certa urgência começar a incorporar em seu dia a dia outras habilidades que, com a dinâmica da tecnologia, vão ganhando importância, tanto que já há quem as chame de “Recursos Essenciais dos profissionais de TI”. Veja as três principais:
1. A capacidade de criar segurança emocional
Também chamada de segurança psicológica, a segurança emocional é aquela sensação de estar suficientemente seguro para trazer todo o seu eu ao local de trabalho. Isso é particularmente importante em ambientes de alta carga, muita pressão e mudanças rápidas.
2. Agilidade na aprendizagem
Aprender com agilidade é a disposição de tirar lições de experiências passadas e aplicá-las em situações inteiramente novas. É a capacidade escolhida de se adaptar em situações e aplicar conhecimentos de experiências anteriores, mesmo quando não souber o que fazer. Os avanços da Inteligência Artificial são rápidos e as mudanças são contínuas, os profissionais devem desenvolver habilidades para engajar e gerenciar estas mudanças.
3. Empatia
As organizações empáticas “tendem a desfrutar de uma colaboração mais forte com menos estresse e moral mais elevado”.
A empatia é uma das melhores ferramentas de aprendizado que um líder possui. Essa capacidade de ler as emoções dos outros e identificar o que eles estão sentindo é particularmente importante na era da Inteligência Artificial. Uma equipe empática acelera a compreensão e a solução de problemas, gerando benefícios à empresa e às pessoas.
Profissionais que têm o conjunto destas três habilidades são mais fortes profissionalmente, têm menor estresse e maior moral, apresentando uma recuperação mais rápida em momentos difíceis que normalmente geram insegurança.
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