O RECOMEÇO é árduo, desafiador e intrigante, principalmente para aqueles que chegam bem próximos do fundo do poço. Nada é por acaso, são nestes momentos de sofrimentos e desespero que certamente o fará parar e refletir sobre a sua direção.
Será também o momento e o IMPULSO NECESSÁRIO para estruturar as suas novas decisões, transformar antigos erros em soluções e alinhar os novos objetivos. Resumindo, você receberá o gás, no momento certo, para acordar e mudar a sua vida, o seu trabalho ou o seu negócio.
Saiba que ao longo da vida todos somos testados continuamente, todos passamos por inúmeros dissabores, relutamos contra nós mesmos, culpamo-nos pelo declínio, comparamo-nos a outros indivíduos, choramos, perdemos o sono, ficamos doentes e acreditamos que falhamos.
Quem já não passou por isto? Lembre-se que grandes referências têm suas histórias de erros e acertos para nos contar, servindo de balizamento para encurtarmos o caminho e voltar a acreditar e sorrir.
Saiba identificar o instante de lucidez, olhe para trás, enxergue toda a sua trajetória e decida verdadeiramente reverter a atual situação e alinhar o novo caminho. Garanto a você que ficar estagnado neste momento angustiante, lamentar-se, enfraquecer e permanecer na lembrança reprimida com grande intensidade emocional, não te levará a lugar algum.
Você pode ser aquele profissional que está à procura de um emprego, ou aquele que acabou de perder o emprego, ou um empresário que perdeu o seu negócio de décadas ou até mesmo um vendedor que viu sua carteira se diluir e findar. E aí, o que fazer? Entregar-se, desesperar-se, procurar um culpado?
Você pode justificar o caos que está passando pela situação econômica do País, por possível boicote da empresa que te dispensou injustamente, pela concorrência desleal e outras inúmeras desculpas por falta de atitude, reflexão e julgamento vindo de você.
Sabemos que o mundo é desleal, que existe concorrência, que existem muitos desempregados, mas olhando para você, o que está realmente fazendo para ser a pessoa que deseja? Para trabalhar onde deseja? Para ter a empresa que deseja? Certamente vivencia a vitimização e pensa em desistir.
Peço para que reflita na frase a seguir. “Só VOCÊ tem o poder para modificar a sua trajetória, quando quiser de verdade e ter a consciência de que iniciará um árduo caminho, que não desistirá nos obstáculos, que poderá chegar quase até o fim do poço e que mesmo assim, não desistirá.
“Alguns profissionais” quando estão empregados, têm o ego inflado, não se preocupam com novos aprendizados, não se socializam com os departamentos e compartilhar conhecimentos está totalmente fora da sua realidade.
E de repente este profissional se vê desempregado, em longas filas de emprego, entra nos cadastros online para novas vagas, procura antigos conhecidos, preocupa-se com a ativação da antiga rede de contatos e nada de se recolocar.
Perceba que em nenhum momento este profissional parou por um instante e refletiu sobre possível desalinhamento com a antiga função, sobre possíveis erros que possa ter cometido, ele não se preocupa em rever seus conceitos e se preparar para um novo emprego.
Ele apenas está atrás da sua recolocação a qualquer custo, muitas vezes abre mão dos seus sonhos, princípios, culpando a situação do país, políticos e até mesmo amigos, alegando que não tem ajuda de ninguém neste momento.
Acredite, muitos profissionais estão se recolocando, pelo fato de alinhar, preparar-se e planejar o caminho que desejam percorrer.
Conheci uma pessoa que trabalhou com a mãe sua vida inteira no negócio familiar por mais de três décadas e de repente viu tudo desmoronar.
Durante todo este tempo, ela vivenciou o sonho da mãe e se acomodou, não se preocupou com o seu desenvolvimento, com as novas tecnologias, com a mudança de comportamento da sociedade e acreditou fielmente na sua maneira de conduzir a vida.
Logo viu o faturamento diminuir, a empresa fechar e ela na beira do abismo, perguntando-se diariamente: O que eu vou fazer agora? Eu nunca me preocupei com o meu desenvolvimento, nunca olhei para o meu sonho, não estudei, não conheci novos mercados, os anos se passaram e eu vivi somente o sonho da minha família, enfim, parafraseando um ditado da área jurídica:
“A vida não socorre e nem se compadece daqueles que dormem”.
Felizmente, ela reverteu toda a situação, planejou, desenvolveu novas competências, trouxe a sua experiência de vida, refletiu e aprendeu com os erros e acertos e hoje conseguiu realizar seus objetivos de vida, trabalha em uma multinacional, viaja para fora do país e aprendeu como pode ser capaz de buscar novas diretrizes mesmo pela dor.
Este exemplo serve para você, profissional de vendas, que está vendo a decadência do seu mercado, a sua carteira de clientes acabar e procura sempre um culpado.
Dicas básicas:
Se a empresa onde trabalha não está à altura dos seus sonhos, procure novos parceiros. Vendas é uma das profissões que tem a menor taxa de desemprego. E sabe por quê? Simplesmente porque qualquer setor, seja de produtos ou serviços precisa de vendas e, consequentemente, de um vendedor.
O Vendedor ama fazer o seu próprio salário, ele não se preocupa com salário fixo, honra a sua profissão, preocupa-se em satisfazer as necessidades do seu cliente, preza pela qualidade do produto ou serviço que negocia e honra a empresa que trabalha, caso contrário, ele migra para outra.
Use as técnicas dos vendedores, planeje, almeje, trace estratégias, desenvolva-se e busque o seu lugar no MUNDO, mas não fique perdendo tempo em se lamentar e dar o contra em tudo e em todos.
Não procure culpados, vai lá e resolva.
“Recomeçar uma vida é ter a certeza de que nada será fácil, é saber que dores virão, momentos bons e ruins acontecerão, é viver a novidade de novos caminhos, é dar um BOM DIA e SORRIR para mais uma perspectiva de vida. Jamais se entregue à apatia, à tristeza ou duvide de si mesmo, é preciso audácia para viver a vida e querer um mundo melhor todos os dias”. (Adriane Yared)
“Inove o seu presente e Surpreenda o seu futuro”
Adriane Yared
Participe da Conversa