Olá, sou Tudy Vieira e quero parabenizar você que está buscando seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
Nesta coluna, falarei sobre temas relevantes que irão contribuir para que você assuma o controle da sua vida, melhorando sua performance profissional e seus relacionamentos interpessoais. São assuntos que lhe darão subsídios para transformar a sua vida e a de pessoas com as quais você se relaciona. Você vai ler sobre autoconhecimento, inteligência emocional, liderança, planejamento e organização.
“Para ter a vida que você deseja, o primeiro passo é você se conhecer e entender do comportamento humano, porque seja lá qual for o seu objetivo, você vai precisar de gente. Ninguém chega lá sozinho. Ninguém!”
(Tudy Vieira)
2020 vem aí e não basta querer
Estamos a pouco mais de dois meses para o fim do ano e se você fizesse um balanço do quão produtivo 2019 foi para você em relação a objetivos propostos/realizados, como ficaria esse saldo?
Você estaria no seleto hall das pessoas que realizaram todas ou grande parte das metas propostas ou estaria entre a maioria dos mortais que finalizam o ano se perguntando: por que não conseguiram realizar o que se propuseram?
Eu tenho um segredo a revelar para você que ainda faz parte do segundo grupo: Não basta querer!
Não basta querer conquistar conforto financeiro, sucesso profissional, harmonia nos relacionamentos, felicidade. Não basta fazer as promessas, definir as metas, traçar a rota e buscar os recursos que você julga necessários se não houver um ingrediente básico: o olhar para si, o famoso autoconhecimento.
E por que eu digo isso? Se você não se conhece profundamente, você não consegue identificar o que te desvia do seu caminho e, quando consegue, não entende os motivos pelos quais isso acontece.
Além do autoconhecimento que é o ponto de partida, outros quatro fatores são essenciais para que você mude sua realidade e entre para o seleto grupo de pessoas bem-sucedidas na realização de seus objetivos.
Uma pincelada de cada um desses fatores:
Autoconhecimento
Com ele você ganha força, deixando de se tornar refém do seu perfil. Você entende qual o impacto do seu comportamento nos resultados que você espera e compreende o quanto o seu perfil comportamental pode contribuir ou impedir que você chegue aos resultados esperados e se torna capaz de tomar decisões mais assertivas.
Compreensão do Comportamento Humano
Onde quer que você queira chegar, você não chega sozinho. Entendendo o perfil comportamental das pessoas com quem você se relaciona, você estabelece relacionamentos interpessoais mais saudáveis e consegue motivá-los à cooperação.
Planejamento e Organização
É necessário que os objetivos estejam claros, as metas organizadas e o caminho (o plano) bem definido para que você possa manter o foco. É importante saber o que você deseja a curto, médio e longo prazos. Conhecer sua missão, seus valores e propósitos, e que eles estejam alinhados com seus objetivos. Sem alinhamento entre objetivos e propósitos é comum haver frustração na chegada.
Desenvolvimento de Competências
Tudo que você é e o que você tem até hoje é resultado do que você conquistou pelas suas características naturais. Portanto, se você deseja algo a mais do que você já tem, ou seja, seus novos objetivos, você precisa desenvolver novas competências. Uma competência é composta por conhecimento (saber sobre algo), habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer).
Inteligência Emocional
A inteligência emocional se tornou tão, se não mais importante do que o Q.I. (Quociente de Inteligência) e é fundamental para o relacionamento interpessoal e para a produtividade.
Que tal refletir sobre isso e marcar a data de 31 de dezembro de 2020 para estourar a champanhe e comemorar os objetivos atingidos?
Participe da Conversa