E mais um final de ano chegou e mais um balanço geral das nossas ações se faz necessário, mensurar os resultados para planejar os passos para o próximo ano. Isso vale também para as ações realizadas na empresa.
Muito se fala do planejamento e execução das ações de Endomarketing e Comunicação Interna, mas e os resultados? Como é possível medi-los e avaliar se valeram ou não a pena?
Mensurar os resultados de endomarketing é importante para melhorar ainda mais as ações e obter cada vez mais resultados positivos com os colaboradores, que são o nosso público principal, afinal.
Mas como podemos mensurar esses resultados?
Existem diversas maneiras de acompanhar os resultados das ações de Marketing Interno e a escolha vai depender do tipo de ação que está sendo implementada. Mas basicamente é possível medir:
- O nível de motivação dos colaboradores;
- A reação do grupo diante das ações de comunicação interna/endomarketing;
- Os resultados da implantação de novas ferramentas e tecnologias disponibilizadas aos funcionários;
- Engajamento nas ferramentas de comunicação e ações de endomarketing;
- A produtividade;
- Se o relacionamento entre as equipes e colaboradores tem melhorado;
- A satisfação dos colaboradores e suas lideranças com as ações promovidas na empresa;
- Se a comunicação está eficiente e chegando de maneira satisfatória para todos da empresa;
- Indicadores de satisfação dos clientes externos… dentre outros.
É importante trabalhar com diferentes tipos de indicadores, mas sempre priorizando aqueles mais significativos para o momento da empresa. E fazer a troca de ideias com os gestores, apresentando os principais resultados (mesmo os não muito positivos), é fundamental para elaborar os próximos passos.
Já mediu os resultados deste ano? Acho que estamos em um bom momento para mensurar e otimizar as ações do próximo ano!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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