Olhos nos olhos
Hoje escrevo o último artigo de 2019. Primeiro quero agradecer a todos e todas que me acompanharam durante este Ano e espero ter conseguido tocar seu coração de alguma forma.
Num almoço com amigos, eu perguntava a eles o que eles gostariam de ler como mensagem de final de Ano e assim começou nossa conversa sobre isto. O título não é por acaso, mas sim porque estamos sentindo falta do olhar do outro.
Este olhar foi substituído pelo Whatsapp, preferimos mandar mensagens a falar com as pessoas e muito menos encontrá-las. Eu aqui estou falando de um único canal, imagine quantos outros existem fazendo com que nós a cada dia que passa fiquemos, mas distante das pessoas.
A minha vontade nesse momento é pedir para todos que se aproximem das pessoas. Sejam amigos, sejam pessoas que você escolheu como família, os colegas de trabalho etc. Não porque é Natal, mas porque podemos começar um Ano Novo de forma diferente então não deixemos que a Tecnologia impacte nossas vidas de forma massacrante.
Preste atenção em você e nos outros. O que você pode fazer pelo outro. Você já fez esta pergunta?
Hoje me parece que as pessoas estão tremendamente individualistas. Você não vê solidariedade nas pessoas. Você só as vê preocupadas com elas mesmas, seu bem estar, seus bens materiais e é tudo.
Então onde está o cuidado com os outros e com a espiritualidade? Será que neste Natal todos nós nos lembramos do nascimento do menino Jesus? Será que lembramos na Ceia de Natal de agradecermos a mesa farta e a felicidade de estarmos juntos?
Por isso lembramo-nos de quantas famílias não têm o que comer e quantas pessoas e famílias estão longe de todos!
Eu acredito que ainda dá tempo de fazer um trabalho voluntário, de encontrar sua família, de abraçar seus amigos e dizer o quanto eles são importantes na sua vida. Vamos colocar este sentimento para fora. Vamos falar e gritar, agradecer e dizer o quanto os amamos! O quanto precisamos de olhos nos olhos. A melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos!
Amor (Por Mário Lago)
Amor
Gosto e preciso de ti
Mas quero logo explicar
Não gosto porque preciso
Preciso sim, por gostar.
(Mário Lago)
Minha Mensagem de Natal e Ano Novo
Quero dizer que existe uma nova página no livro da nossa vida que começa em 2020. Que possamos preenchê-la com sabedoria. O sinal de que podemos confiar na solidariedade é o nascimento da Criança-Deus, então inspirada numa sociedade nova, com Justiça e Paz.
Desejo a todos um Ano Novo repleto de virtudes e alguns pecados suaves e bem aproveitados.
Até 2020 e Feliz Ano Todo!
Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul
Confira também: Reflexões sobre Empenho e Generosidade
Participe da Conversa