fbpx

O discurso ideal e envolvente!

Tempo: medo de muitos oradores e também dos espectadores... De um lado quem vai discursar e do outro quem vai ouvir. Qual é o tempo ideal para um discurso?

Qual é o tempo ideal para um discurso

O discurso ideal e envolvente!

Alô Amigo! A pergunta mais frequente que me fazem, em todos os eventos no qual eu me apresento ou conduzo e, se tornou tema fundamental para essa coluna, é – “Quantos minutos devo discursar?”, e em muitos casos, complementam dizendo “Dez minutos tá bom? ”.

Realmente, eu percebo que as pessoas não possuem bom senso para entenderem o quanto suas palavras são essenciais para o seu público. Por outro lado, não entendem o principal, de como alcançar a sua audiência, por intermédio de um discurso envolvente e marcante.

Vejo que é muito comum executivos, professores, alunos ou líderes políticos e religiosos, discursarem com dificuldade e sem conexão com o ambiente onde estão. Pensam que o seu conteúdo é o que todos querem ouvir e quando percebem o resultado final é uma plateia sem expressão e sem reação pelo que foi apresentado.

Estar atrás de um microfone e discursar é uma arte. Afirmo que o primeiro passo para o orador é identificar seu público e entender o que se pode acrescentar aos que estarão dispostos a ouvi-lo. Essa estratégia o permitirá a criar o seu texto e simultaneamente definir os pontos primordiais que serão oferecidos em um determinado tempo.

Tempo, medo de muitos oradores e também dos espectadores…

De um lado quem vai discursar e do outro quem vai ouvir. Então volto a pergunta do primeiro parágrafo – Qual é o tempo ideal para um discurso?

A resposta para esse questionamento vem com o segundo passo que é se envolver com o evento e entender a sua estrutura, principalmente o cronograma definido pelos respectivos produtores. Nesta avaliação, o orador deve analisar a sua ordem para discursar, perguntar quantas pessoas o antecederão e quantas pessoas virão após a sua fala. Ler o release dos perfis dessas pessoas que dividirão o palco e, se possível, ouvir atentamente seus antecessores para não repetir o que já foi dito.

Diante de todo o cenário apresentado, para um discurso envolvente em um evento ou um ambiente com muitos participantes, o tempo ideal é passar a mensagem com objetividade e com a maior quantidade de informações e conteúdo. Assim o mais eficaz para o orador é realizar a sua oratória em um tempo máximo de cinco minutos. Ao contrário disso, existirá o desgaste do público que o assiste e dos colegas que virão posteriormente.

Existem muitos pontos para se tornar um grande orador, mas os requisitos básicos são: se entregar por completo, respeitar a sua audiência, entender que todos têm os mesmos direitos e deveres de expressarem as suas ideias e, consequentemente aumentar a sua credibilidade perante o público correspondente e conquistar diante das suas palavras novos discípulos, construindo a sua imagem de mentor.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: Oratória, requisito principal para o líder executivo!

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa