Nos artigos anteriores, falamos sobre o poder deste órgão incrível, o coração. E da sabedoria que vem dele. Falamos de resiliência, enquanto capacidade de armazenarmos energia para enfrentar os desafios do dia a dia. Hoje, vamos juntar tudo isso e falar de como podemos ter o coração como aliado para navegar nestes tempos desafiadores, intensificados pela questão do coronavírus.
O Instituto HeartMath nos ensina que quando estamos em estado de coerência cardíaca, há um equilíbrio em nosso organismo, uma sincronia entre coração, cérebro e emoções. Explicaremos um pouco mais sobre coerência cardíaca nos próximos artigos. O importante é sabermos que, neste estado, promovemos um funcionamento de alta performance no nosso sistema psicofisiológico: melhoram as funções cerebrais, temos mais saúde, criatividade, nos relacionamos melhor. Além disso, quando estamos em coerência, recarregamos de energia a nossa “bateria interna”, nos tornando mais resilientes.
Há diversas maneiras de se acessar um estado de coerência cardíaca, como estar na natureza, com quem amamos, praticando um esporte, meditando, orando. Ações que geram sentimentos de bem-estar. As técnicas HeartMath também servem como ferramentas de coerência cardíaca.
Testes científicos mostram que quando sentimos emoções agradáveis, regeneradoras, como amor, gratidão, paz, nosso coração bate de uma determinada maneira. Essa “informação” é enviada para o cérebro por meio de impulsos elétricos, nervosos e por hormônios. O cérebro, por sua vez, dispara uma série de reações químicas que inundam nosso corpo de substâncias, incluindo o DHEA, conhecido como hormônio da vitalidade. Essas reações químicas fortalecem o nosso sistema imunológico e nos sentimos bem.
Por outro lado, durante momentos de excessivo estresse, medo, preocupação, ou emoções desgastantes, o coração bate de maneira diferente e manda essas informações para o cérebro. O cérebro por sua vez, aciona em um sistema de sobrevivência, de “luta e fuga”. Desta forma, muitas funções cerebrais ficam desativadas, justamente para podermos reagir antes de pensar – o que é extremamente valioso em casos de uma ameaça real à nossa vida – contudo, nossa capacidade de pensar claramente diminui e perdemos acesso à sabedoria do coração. Além disso, substâncias e hormônios como o Cortisol são liberados em nosso organismo que, em excesso, prejudicam nossa saúde como um todo.
As pesquisas também demonstram que o coração produz um campo eletromagnético que chega a ser medido até 3 metros para além do nosso corpo. O campo de cada um de nós pode influenciar e ser influenciado pelos campos de outras pessoas, interferindo nos ambientes por que passamos.
A frequência do campo magnético produzido pelo coração varia de acordo com nossas emoções.
Isso significa que, neste momento de pandemia, podemos conscientemente escolher sentir emoções regeneradoras, como calma, tranquilidade, amor, gratidão. Assim, fortalecemos o nosso sistema imunológico, irradiamos frequências de um campo positivo, contribuindo para o campo de todos à nossa volta.
Vamos transformar o momento de pandemia em um MOMENTO HEART. Vamos vibrar HEART por nós, por nossos queridos e pela HUMANIDADE.
Técnica para irradiar HEART
- Inspire e expire no coração. Imagine o ar entrando e saindo da região do seu coração;
- Inspire e expire mais profundo e mais devagar, de forma que o tempo de inspiração seja o mesmo tempo da expiração;
- Faça isso por alguns minutos, intencionando um sentimento de tranquilidade;
- Agora, ative uma emoção regeneradora para você. Traga no seu coração um momento de felicidade, uma pessoa querida, ou um animalzinho que você ama, algo pelo qual você sinta gratidão, apreciação, amor;
- Viva esta emoção no coração enquanto inspira e expira ainda mais profundamente;
- E então, imagine que a partir do seu coração, essa emoção é irradiada para todas as suas células, para o seu sistema imunológico. Irradie essa emoção para o seu campo pessoal. Acredite do fundo do coração de que tudo está e estará bem;
- Intencione e irradie HEART, a partir do seu coração, para as pessoas que você ama e para toda HUMANIDADE.
Roberta Moreira Lima e Juliana Sé
https://www.reservadeideias.com.br/
https://www.ferrazcoaching.com.br/
Confira também: Resiliência pelo viés do coração
Participe da Conversa