Como melhorar a comunicação em uma empresa familiar!
O tema é para gerar reflexão em todos os empresários que administram seus negócios com gestores formados por pai, filhos, parentes, dentre outros.
“Não misture as finanças pessoais com as da empresa”
Realmente, essa frase dos economistas, é o que eu, como comunicador, digo: Não deixe assuntos pessoais interferirem na comunicação interna.
Os números de empresas que fecham por questão de relacionamentos entre os sócios familiares, aumentam gradativamente ao longo dos anos. O motivo é que os conflitos são gerados pelas opiniões distintas dos pais com os filhos, cônjuges que não se entendem e parentes em geral que querem impor suas ideias.
O relacionamento entre as pessoas está cada dia mais complexo, devido a comunicação não ser dividida e utilizada de forma natural. Em muitos casos as partes não se permitem se entender, deixando de lado o princípio básico: o respeito.
Em uma empresa familiar os requisitos fundamentais na comunicação são:
- Com um organograma aprovado pelas partes e suas responsabilidades e funções definidas, o líder poderá cobrar profissionalmente;
- Diante do primeiro item, nunca discutirem assuntos pessoais em reuniões ou diante de colaboradores;
- O tratamento tem que ser conforme os cargos e a hierarquia empresarial e não pessoal;
- Cordialidade nas decisões com o objetivo direcionado para o crescimento da empresa;
- O item mais precioso, que vai ao encontro com o que procuramos para a nossa sociedade, famílias unidas, principalmente pais e filhos e marido e esposa. O amor entre eles e pela companhia deve prevalecer, pois são estes momentos que farão com que os demais vejam que vale a pena a dedicação.
Quando o relacionamento é fundamentado com o propósito único de ascensão, e todos sabem que unidos superarão obstáculos e crises juntos, os colaboradores perceberão esta harmonia. Por conseqüência, o clima será positivo e todos exercerão com mais afinco suas profissões. Dessa forma, aumenta o faturamento e a criatividade, facilita a inovação de novos serviços e a criação de novos produtos.
A comunicação é a ferramenta mais poderosa para o futuro longínquo de uma empresa, pois diante de variações de estratégias é que gerações farão a empresa ser reconhecida pelo fundador e o legado deste, seja lembrado como muitos idealizadores e grandes ícones do empreendedorismo.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: O discurso ideal e envolvente!
Participe da Conversa