Vamos refazer o planejamento tributário?
Em artigos anteriores esclarecemos os regimes tributários vigentes no Brasil, que são o Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional. Saber qual o melhor regime aplicável à sua empresa é a uma das melhores formas de realizar o seu planejamento tributário.
Como já dissemos, o planejamento tributário é uma forma lícita de diminuir o pagamento de tributos preventivamente. Isto se dá pela análise da legislação tributária, visando definir qual o melhor regime, evitando o mau enquadramento e, portanto, o excesso de tributação.
Para saber qual o melhor regime aplicável à sua empresa, é preciso fazer uma análise dos serviços prestados e/ou produtos vendidos, das suas receitas e das suas despesas.
Assim, dentro da lei, não precisamos pagar mais tributos que o devido. Como o pagamento de tributos envolvem valores que podem variar de ano a ano, é sempre bom refazer seu planejamento caso no ano anterior tenha ocorrido uma mudança significativa nos valores ou porque você prevê que grandes alterações irão ocorrer no próximo e/ou corrente ano.
Um bom planejamento tributário requer uma boa contabilidade. Se a empresa tiver uma contabilidade bem estruturada, as informações geradas serão consistentes e o resultado eficiente.
Muitas empresas optam por não contratar um advogado, e infelizmente, em breve, possivelmente enfrentarão problemas contratuais, trabalhistas e o excesso de pagamento de tributos, que não foram evitados no início.
Vale destacar que todos os regimes tributários têm suas vantagens e desvantagens, por isso uma análise para avaliar se o regime em que você se enquadra é o melhor deve ser feita, de preferência, anualmente.
Um exemplo disso é o Simples Nacional. Muito se fala sobre a simplificação das obrigações acessórias e a redução dos encargos tributários, mas nem sempre ele é a melhor opção. A melhor opção é obtida com a análise das informações da empresa, e isso deve ser feito caso a caso.
Se você desconhece completamente o assunto, procure um advogado e uma assessoria contábil, conforme recomendamos em outros artigos. Com certeza os resultados serão bem melhores.
Não se preocupe em conhecer profundamente o assunto. Você não necessariamente precisa ter estas habilidades. O que importa é estar preparado e com disposição de assumir desafios ou riscos calculados e responder pessoalmente por eles.
Essa sim é uma das habilidades de um Empreendedor.
Se você tem alguma dúvida, mande para nós!
Até o próximo encontro!
Mária Pereira Martins de Carvalho
https://www.pnst.com.br/profile/maria-pereira-martins-de-carvalho
Confira também: Você sabe o que é ganho de capital?
Participe da Conversa