Estilos de comunicação sob a perspectiva dos 9 tipos do eneagrama
Muito me satisfaz ser um dos colunistas da Cloud Coaching®, pois além de ter um seleto público, me obriga a exercitar, pesquisando sempre temas atuais e congruentes com o perfil do público-alvo da plataforma.
Desta feita, intencionava falar sobre eneagrama, era minha intenção desde o último artigo e, curiosamente quando você quer algo, é como se o universo conspirasse para você conseguir o que deseja. Há alguns anos, fiz um curso sobre eneagrama com meu amigo Urânio, por meio da up9 Desenvolvimento Humano, e procurando informações sobre os “eneatipos”, encontrei o que procurava: estilos e linguagem corporal sob a perspectiva de cada um dos 9 tipos do eneagrama.
Aproveitei para inserir um pouco dos meus saberes a respeito e apresento a você a síntese desse trabalho, esperando que lhe seja útil de algum modo. Eles estão por aí, conosco e nas pessoas que nos rodeiam. Verifique com qual você melhor se identifica:
Tipo 1 – Diligência
É o tipo de pessoa precisa, exata, concisa e detalhista. Compartilha pensamentos ligados à tarefa, usa palavras como: deve, precisa, tem que corrigir, excelente, bom, errado e certo. Reage rapidamente quando criticado e é defensivo quando isso acontece. Tende a ser perfeccionista, tudo é conferido, fica frustrado quando as coisas não estão como gostaria que estivessem.
Tende a ter postura ereta, músculos tensos, olhos focados, roupas combinando e bem passadas, postura comedida, é organizado e aprecia as coisas sempre nos seus devidos lugares.
Tipo 2 – Doação
Tende a fazer perguntas e elogiar, é focado no conteúdo da outra pessoa, faz poucas referências a si mesmo, fala normalmente com voz suave. Fica bravo e reclama quando não gosta do que os outros falam. É preocupado com o mundo, com os problemas em geral, em especial das pessoas com as quais convive.
É sorridente e relaxado, suas expressões faciais são suaves, seus movimentos corporais abertos e graciosos. Quando agitado, fica com a testa franzida e com tensão facial.
Tipo 3 – Desempenho
No eneagrama o tipo 3 é uma pessoa clara, eficiente na comunicação e se expressa bem. Rápida no raciocínio, evita falar sobre o que não conhece ou que lhe tragam algum reflexo negativo. Usa exemplos concretos e é impaciente com conversas longas. É proativo, desbravador, automotivado, centralizador e empreendedor.
Tende a ser bem apessoado, autoconfiante, respira profundamente na região do peito, mantém os ombros altos, suas ações parecem encenações, olha à sua volta para checar as reações e faz o outro saber quando terminou seu tempo.
Tipo 4 – Humores
Usa palavras como eu, mim e meu com frequência, adora falar de si. Discute sentimentos, compartilha suas histórias pessoais, faz perguntas pessoais e faz escolha deliberada de palavras. É egocêntrico, como se o mundo girasse à sua volta e ele sente-se como se fosse o centro do universo.
Sob a ótica da comunicação, o tipo 4 do eneagrama é uma pessoa intensa, dotada de senso de urgência e comunica que deseja atenção e não dúvida. Seus olhos podem parecer tristes.
Tipo 5 – Conhecimento
Fala muito pouco ou em excesso. Faz escolhas seletivas de palavras e compartilha poucas informações pessoais, sendo que tende a compartilhar mais pensamentos do que emoções. Deixa transparecer ser contido e autocontrolado, com linguagem corporal inanimada.
Tipo 6 – Dúvida
Ao conversar tende a usar comentários analíticos, tende a alternar um discurso ritmado e hesitante com um discurso ousado e confiante. Discute medos e preocupações apoiados por “e se…”.
Seu olhar pode ser ousado e direto. Pode parecer simpático e empático, seu olhar tende a se mover horizontalmente, como se procurasse perigo eminente. Sua face mostra medo, suas reações verbais são rápidas quando ameaças são percebidas.
Tipo 7 – Opções
É rápido e espontâneo, sem medir muito as palavras e suas histórias são interessantes, muda de um tópico para outro com facilidade. Tem um ritmo alegre e charmoso, evita falar aspectos negativos de si mesmo. Tende a colocar uma moldura positiva em torno de informações negativas.
É sorridente, tem brilho nos olhos, seu tom de voz fica firme quando está bravo, tem uma face agitada e faz muitos gestos, podendo andar quando fala e distrai-se com grande facilidade.
Tipo 8 – Desafio
É um tipo ousado e imponente, estratégico, afirmações são desenhadas para estruturar e controlar a situação, impaciente com detalhes. Aumenta a intensidade da linguagem até que obtenha a resposta da outra pessoa. Pode mostrar raiva diretamente, fala muito pouco, culpa os outros no caso de sentir-se culpado.
Tem uma presença física forte, mesmo em silêncio, modula o tom da voz para gerar o máximo impacto, faz insinuações não verbais intensamente.
Tipo 9 – Harmonia
Tende a dar informações muito detalhadas em um estilo sequencial, esforça-se para ser justo e apresentar todos os lados, pode falar um “sim”, que significa “não”, usa palavras de concordância como “sim”, “uau”.
É fácil de lidar, dota de perfil relaxado e sorridente, demonstra poucas emoções fortes, principalmente as negativas, sua face é mais agitada do que o restante do corpo.
Pronto! Agora você tem subsídios para estudar e entender melhor as características mais evidentes do seu estilo. Não se pode dizer que seu estilo seja 1, 2 ou 3 com esse breve estudo, mas dá evidências que poderão ser experimentadas e comparadas para o seu autoconhecimento.
Mais do que identificar características de comunicação que evidenciam seu estilo predominante do eneagrama, é importante conhecer que cada pessoa tem seu próprio jeito de ser e agir no mundo, e quanto mais você se aprofunda nesse conhecimento, maior tende ser a sua capacidade de interagir e criar bons relacionamentos com os outros tipos.
Desejo que seja interessante a ponto de te motivar a conhecer mais sobre este assunto. Se já é um estudioso de eneagrama, parabéns por entrar na misteriosa esfera de estudos tradicionais e ricos em conteúdo; se não, fique atento para desvendar este profundo mundo, trazido ao Ocidente por seu principal estudioso, George Ivanovich Gurdjieff, um dos principais mestres espirituais do século XX.
Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/
Confira também: Autoconfiança: em que nível está a sua?
Participe da Conversa