Muitos de nós empresários e empreendedores não têm a visão sistêmica de nossos negócios.
De maneira simples ter um visão sistêmica nada mais é que ter a capacidade de ver o todo, ou seja, ver cenário completo, e assim poder analisar cada um dos pontos conectados, todos em situações que compõem sua empresa e seu ecossistema de negócios.
Vamos a um exemplo prático?
Imagine você aí na sua empresa e lógico que você quer o bem-estar geral dela e compreende o funcionamento da linha de produção, do setor de recursos humanos, do pessoal do financeiro, do comercial e por aí vai.
Quando você precisa tomar uma decisão, você é capaz de avaliar não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que a sua atitude vai gerar para todas as outras áreas.
Ou seja, além de examinar cada setor individualmente, também é fundamental e será a interação entre eles e você que pode ir além avaliando também o ambiente interno e externo. O que chamo aqui de holograma de negócios.
Essas são competências que um gestor com uma visão sistêmica precisa ter.
Infelizmente uma pequena parte dos empresários e empreendedores tem essa competência, pois faltou a ele a oportunidade de ter capacidade e aprender essa e muitas outras coisas.
Hoje nessa crise que estamos passando e vivendo, muitos de nós estamos percebendo como essas competências fazem falta.
Nos últimos 30 dias todos nós tivemos que reavaliar nossos modelos de negócios.
Para os mais avançados, o plano de negócios de 2020 pode ter mudado em 100% (meu caso).
Para outros, boas oportunidades foram criadas (vejo oportunidades na crise, por mais que exista uma densa camada de fumaça).
E para muitos, a chave sobre preparação, capacitação e conhecimento virou.
Muitos estão descobrindo o valor em saber sobre relações com clientes, com mercado, sobre planejamento financeiro, CRM (sistema de gestão de clientes) entre outros.
O lado positivo é que seremos mais fortes e mais preparados.
Certa vez o Sheikh Rashid (fundador de Dubai) foi questionado sobre o futuro de Dubai e ele disse:
“Meu avô andava de camelo, meu pai andava de camelo, eu ando de Mercedes, meu filho anda de Land Rover, meu neto vai andar de Land Rover, mas meu bisneto vai andar de camelo. Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos e homens fracos criam tempos difíceis.”
Deixo que façam suas reflexões.
O fato é…
Tivemos um vale em nossa jornada e agora é pegar impulso para subir.
A subida será mais fácil se tivermos ajuda e darmos as mãos para poder puxar e sermos puxados.
Se você chegou até aqui é porque algo te chamou atenção. Procure meu perfil no Instagram
@glaucovegaoficial e clique no link na biografia do perfil. Clique no link chamado rede de apoio e ASSISTA ao playlist das lives que deixei disponível ou se quiser uma análise da sua empresa clique no link Masterclass a Nova Era de Negócios.
Bora preparar o plano de retomada!
Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/
Confira também: Pare agora de prospectar novos clientes
Participe da Conversa