Você já se perguntou como se comportar em uma live ou em uma reunião de negócios? É necessário manter alguma linha e mudar as atitudes?
Alô Amigo! A pandemia do novo Coronavírus e Covid-19 tomou conta do mundo todo, onde as pessoas mudaram os seus hábitos para que pudessem se adaptar a essa nova realidade que a sociedade exige. A comunicação entre as pessoas e profissionais com o isolamento social, se expandiu para que não fosse interrompida e, ao mesmo tempo, os relacionamentos não se prejudicassem drasticamente.
O que nós vimos, foram inúmeras pessoas buscando alternativas para se comunicarem com outras pessoas que estavam isoladas para evitar a proliferação do vírus. Para que essa comunicação se tornasse efetiva, a tecnologia tem sido muito importante para evitar o stress e a depressão daqueles que ficaram ausentes, por muito tempo do convívio familiar ou empresarial.
Foram descobertas ferramentas, que em muitos momentos eram conhecidas apenas pelo mercado corporativo, com o intuito de favorecer negociações em todos os cantos do Planeta. E, justamente a ampliação desse tipo de relacionamento aumentou exponencialmente, pois esses profissionais passaram a trabalhar remotamente, em seus ambientes particulares, conhecidos como “home-office”.
Outros profissionais liberais e especialistas abusaram das lives para manterem o contato com os seus seguidores, distribuindo conteúdos fantásticos para todos, colaborando a distração de muitos que não aguentavam mais ficarem presos, sem sair de suas casas.
Mas como se comportar em uma Live ou em uma reunião de negócios? Será que devo manter alguma linha protocolar e mudar as minhas atitudes? Perguntas que as pessoas deveriam fazer para terem êxito em suas apresentações.
Na verdade, primeiramente temos que entender o público que temos e o que este quer ouvir de você. Todavia, todo o cuidado é fundamental, para definir a postura que será apresentada no diálogo entre as partes. Isso porque todos precisam de preparação para participar na reunião. É preciso conhecer o tema, as pessoas que estarão presentes, o conteúdo, os objetivos, tempo, dentre outros temas. Assim é possível fazer um plano de interação e o tradicional roteiro.
O mesmo cabe para as lives ou qualquer tipo de comunicação eletrônica, quando a imagem está exposta para o público-alvo. Em muitos casos, a naturalidade está ultrapassando os limites, deixando com que a comunicação se torne cansativa ou desagradável, decorrente ao bom senso de muitos comunicadores, que não respeitam os seus interlocutores.
Quanto às participações de reuniões on-line, eu percebo que as pessoas não se preocupam com detalhes simples, como por exemplo: roupas, ambientes externos (incluindo a decoração e o cuidado com as pessoas ao redor), luz, áudio (microfone) e a qualidade da rede de dados. Este último é essencial para que a comunicação não seja truncada, favorecendo o entendimento do tema abordado.
A prática trará a perfeição e o desenvolvimento de muitas habilidades que as pessoas precisam. Pois a comunicação é o quesito primordial para evolução da sociedade e a conquista de negócios, reconquista de empregos, lideranças mais humanizadas e famílias com melhores relacionamentos. E as técnicas, muitas vezes, são ineficazes diante das atitudes que as pessoas têm. Neste caso, o bom senso é a melhor ferramenta para atender as expectativas de quem recebe a mensagem transmitida.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
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