Como nós, 60+, podemos manter nossa saúde mental, física e emocional neste momento de pandemia!
Não venho aqui dar nenhuma fórmula mágica e garantir que vai dar certo, porque tudo que fizermos depende de vários fatores, mas podemos sim exercitar nosso cérebro. Isso vale para qualquer idade, desde a adolescência até nós adultos. E por que não coloquei as crianças? Porque elas ainda conseguem evitar serem contaminadas por padrões e regras para omitir sentimentos. Quando saímos da fase da criança para a idade adulta acabamos por enterrar essa criança que habita em nós, seja pelas situações que passamos e como lidamos com elas.
Quando somos jovens, nos apaixonamos, casamo-nos, temos filhos, tendo uma boa experiência ou não vamos criando vários muros internos e esquecemos de cultivar esse ser que um dia fomos, em prol das responsabilidades e urgências da vida. E na minha percepção isso impacta na forma como envelhecemos.
Chegamos em várias ocasiões aos sessenta anos, 60+, sem grandes perspectivas, mas primeiro isso não vale para todos. E, se vale para você, saiba que ainda pode conquistá-las inclusive neste momento em que estamos vivendo.
Então como manter nossa saúde mental, física e emocional?
Martin Seligman, criador do acrônimo PERMA, trouxe uma contribuição para Psicologia Positiva. Ele poderá nos ajudar a construir uma mente saudável e melhorar nosso emocional. Mas como?
P – Emoções Positivas
Apreciar a beleza, ser grato, celebrar as conquistas quais forem, perceber as sensações físicas, viver o presente o que em várias ocasiões é um desafio e sentir bem-estar. Por exemplo, o que eu gosto de fazer que me dá prazer que ainda sim neste momento de quarentena eu posso fazer? Ler, conversar com amigas, jogar algum jogo que pode ser uma paciência, conversar por vídeo com netos, amigos, parentes. Preste atenção em como você se percebe.
E – Engajamento
Desenvolver o engajamento, utilizar alguma atividade que tenha o hábito de fazer, porém de uma forma diferente. Será importante estar 100% focado na tarefa, seja lavar uma louça, fazer uma comida, tomar um banho, por exemplo prestando atenção às sensações que percebe no corpo. É simples e fácil de fazer.
R – Relacionamentos
Sejam com os filhos, netos, amigos, pessoas as quais conviva e se permitir entrar no mundo da tecnologia. Podemos pedir ajuda aos mais jovens e eles se sentem úteis em poder ajudar nestas questões. Só será importante você deixar claro para ele que a sua cabeça, às vezes, ainda pode estar mais analógica do que digital, rsrs. Hoje mesmo estava conversando com uma amiga que é bem mais velha do que eu e ela nunca tinha feito chamada por vídeo e com calma e paciência ela conseguiu pela primeira vez.
M (meaning) – significado ou propósito
Entender qual o sentido da minha vida neste planeta, que todos os dias tenho a oportunidade de evoluir e esse é o maior sentido que podemos ter para sentir motivado a levantar da cama todos os dias.
A (accompplisment) – realização que pode ser momentâneo ou de longo prazo
De longo prazo tem relação por exemplo ao legado que desejo deixar para a próxima geração e nós, 60+, temos coisas importantes para passar.
Martin Seligman nos coloca que todos os indivíduos de todas as idades têm forças pessoais, que podem desenvolver ou potencializar e que elas variam dependendo do momento de vida que esteja. Foram mapeadas 6 virtudes e 24 características que navegamos por ela ao longo da vida. Sabedoria, Coragem, Humanidade, Justiça, Temperança e Transcendência. Inseridas nessas, temos as forças que são características individuais que na medida que a exercitamos nos trazem impacto em diversas áreas da nossa vida, assim como, contribuem para o autodesenvolvimento, além de serem traços de personalidade existentes na maioria das culturas mundiais. Adiante, o link para o teste (em inglês) para ver quais são as suas características e como você poderá agir nesses tempos de Coronavírus.
Quando cuido da minha mente, meu corpo agradece!
https://www.viacharacter.org/survey/account/register
Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/
Confira também: Momento de reflexão
Participe da Conversa