Técnicas de Vendas: Persistência, determinação e firmeza de valores! Por que agora é uma boa hora para falarmos sobre tudo isso?
Nas últimas semanas a vida no mundo todo se transformou do dia para a noite. Os desafios foram apresentados repentinamente e dia a dia as fichas vão caindo acerca da nova realidade que nos espera quando tudo voltar ao “normal”; na verdade, ao que alguns especialistas chamam de “novo normal”, pois será necessário mudar muitas coisas daqui para frente.
Antes de entrar no assunto que me motivou a escrever esse artigo gostaria de dizer que eu acredito que as fichas caem aos poucos e que cada pessoa precisa, neste momento, ter paciência com o seu processo de autorregulação diante das situações que fazem parte da nova realidade de cada um de nós. Dê-se esse tempo, se reconecte, acolha a si mesmo e aqueles que você ama, mantenha-se protegido e, quando estiver preparado, acesse as três ferramentas que acredito que podem nos ajudar a encontrar nosso melhor recomeço após esse período cheio de incertezas:
- A Persistência;
- A determinação;
- A firmeza de valores.
Enquanto me dou a chance de me reconectar e reconhecer diante da nova realidade tenho me permitido fazer algumas coisas que gostaria de fazer há tempos e nunca encontrava tempo para fazer ou, na verdade, não dava a devida importância para achar o tempo que precisava para poder fazer. Tenho feito (muito mais) leituras, cursos, curtido momentos de acolhimento junto àqueles que amo, assistido a filmes, séries… E uma dessas séries me despertou uma grande inspiração para olhar todos os desafios como ótimas oportunidades de treinar a persistência, a determinação e acima de tudo, a firmeza dos meus principais valores.
A série foi a “Self Made: inspired by the life of Madam C. J. Walker” da Netflix. Meu objetivo não é falar da série, mas do olhar sobre persistência, determinação e firmeza de valores que ela me despertou. Se ainda não assistiu, vale a pena!
De zero a dez, quão persistente e determinado você se considera? E, ainda de zero a dez, quão fiel aos seus principais valores você costuma ser diante dos desafios?
Quando falo de persistência, falo de constância. Você consegue ser resiliente e manter a constância nas suas ações apesar das portas se fechando e dos desafios se apresentando? Com a persistência vem também a motivação, o exercício do foco, do controle emocional… tudo tão importante e necessário para a “nova vida” pós-pandemia.
Quando falo de determinação falo também de decisão. Quando você decide, você exercita a firmeza e ganha energia para que o que foi determinado aconteça. Para ser determinado é fundamental estabelecer com clareza o que realmente quer, planejar as melhores ações, implementá-las, encontrar maneiras de se fortalecer diariamente para manter-se motivado em fazer acontecer e seguir o plano até conseguir o que determinou lá no começo.
A firmeza de valores, para mim, é o mais importante. Primeiro para quebrar a ideia de que valores são imutáveis. Como diz Villela da Matta: “valores governam as nossas decisões”, basicamente é uma série de regras pessoais que faz você determinar o que é importante para você, por isso, valores são tão pessoais e não devem ser julgados como certos ou errados, piores ou melhores.
Cada pessoa terá seu conjunto de valores que será formado a partir do seu próprio mapa de mundo. Mas, ainda de acordo com Villela da Matta: “os valores não devem ser colocados em pedras”, pois eles representam um momento, não são coisas imutáveis, pode ser que daqui um ou dois anos os seus valores tenham mudado a partir das novas experiências que você viverá. Por isso é tão importante manter-se atento à sua firmeza de valores, pois nem sempre ela precisa ser mantida, mas sempre precisa ser avaliada para saber se algo mudou ou se tudo continua fazendo sentido. E se a resposta for sim, aí vale muito a pena seguir seus instintos e manter-se firme nos seus principais valores!
Então, quando se sentir preparado responda: No que eu precisarei ser persistente e determinado daqui para frente? Quais os meus principais valores do momento? Como posso seguir adiante me mantendo firme dentro daquilo que eu mais acredito?
Depois, siga tudo com persistência, decisão e coração.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Técnicas de vendas: Por que o seu desenvolvimento profissional só deveria depender de você?
Participe da Conversa