Você quer vender pelas redes sociais? Praticamente todo negócio hoje deseja e isso vale para microempreendedores até multinacionais. Entretanto, não são raros os que reclamam da falta de retorno de mídias como Facebook e Instagram, especialmente autônomos e empresas de pequeno porte.
O problema, claro, não está nas redes, mas sim no como e no que é feito nelas. Muitos que não têm como terceirizar esse tipo de serviço para uma agência ou profissional especializado acabam cuidando das próprias páginas e perfis. E o que se vê é um “trabalho intuitivo”, com base no conhecimento como usuário. Isso é um GRANDE problema.
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O que fazer então?
A falta de estratégias adequadas, os conteúdos pouco atrativos e os erros na hora de criar anúncios – apenas para enumerar três problemas comuns – fazem os negócios não terem mesmo nenhum retorno. E o pior: essas marcas acabam jogando dinheiro literalmente no lixo. Mas, repito, não por problema da rede social, mas sim por falta de capacitação do gestor.
A publicação com viés puramente comercial, por exemplo, é feita frequentemente por amadores. É importante que uma coisa fique muito clara: as redes sociais são, antes de qualquer coisa, canais de relacionamento. Você, por acaso, acessa o Facebook pela manhã pensando: “Hum, deixa eu ver o que vou comprar hoje…”? Em geral, os usuários estão nas redes para conversar com amigos e familiares, participar de grupos de discussão, ler notícias e acompanhar as marcas que admiram. E se a sua empresa só posta propaganda, do tipo “compre isso”, “compre aquilo”, dificilmente será admirada.
Agora, se são feitas publicações que estimulem a conversa com os usuários, a informação, a troca, ou seja, que agreguem realmente valor, a chance de você ter uma legião disposta até a comprar seus produtos ou serviços aumenta consideravelmente. E acredite: quando você se torna uma autoridade, uma referência, vender pelas redes sociais se torna uma consequência natural.
Quer ver outros erros comuns?
Postar por postar, só para ter um conteúdo no dia. Não ter uma periodicidade definida. Não respeitar a periodicidade estabelecida. Publicar nos horários que todo mundo publica. Não interagir com os usuários. Não ter uma estratégia clara. Esses são só alguns…
Entretanto, o mais grave é a falta de conhecimento na hora de criar um anúncio. Já perdi a conta de quantos alunos e clientes literalmente torraram dinheiro nas redes porque erraram em praticamente tudo ao fazer uma campanha paga. O erro mais corriqueiro é o da segmentação do público, que vai muito além de definir só região, faixa etária e gênero.
Se você realmente quer começar a vender pelas redes sociais, ter resultados e explorar todo o potencial gigante delas, existem dois caminhos: aprender (de verdade) como se faz ou deixar nas mãos de quem entende.
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Almir Rizzatto
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