Orientadora de carreiras diz quais cuidados um candidato deve tomar para se sair bem em uma entrevista online
Por Filipe Oliveira*
Conexão ruim, cachorro latindo, obras no vizinho? Problemas como esse podem tirar sua atenção e te deixar nervoso durante uma entrevista de emprego online, tipo de processo seletivo que tende a se tornar cada vez mais comum. Mas como superar esses e outros desafios e deixar uma boa impressão para o recrutador? É o que investigamos em uma conversa com Adriana Gomes, líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM e diretora do site Vida&Carreira.
Veja a seguir as dicas da especialista para se sair bem em uma entrevista online:
1. Prepare o ambiente
De acordo com Adriana, o primeiro passo é encontrar um ambiente tranquilo e bem iluminado para realizar a entrevista. “Acho legal ter um fundo que seja neutro ou o mais agradável possível e que seja silencioso para que a pessoa possa se concentrar efetivamente naquilo que está fazendo”.
2. Tá rolando algum barulho? Avise!
“Nem todo mundo tem o ambiente tão isolado sonoramente como a gente gostaria. Mas, considerando a situação atual (isolamento devido ao coronavírus), os recrutadores tendem a ser um pouco mais compreensivos”, diz Adriana. Segundo a especialista, o indicado nesses casos é avisar sobre a possibilidade desse tipo de barulho e pedir desculpas ao recrutador caso interferências desse tipo ocorram.
3. Vista-se bem
“O fato de você estar em casa não é justificativa para se descuidar da sua apresentação pessoal. Se arrume como se fosse para uma entrevista de trabalho tradicional. O que muda é só o local e o fato de você não ter que se deslocar, mas o processo é exatamente o mesmo.”
4. Preste bastante atenção
A internet está repleta de distrações. Mas para se dar bem em uma entrevista é preciso estar 100% concentrado. “É preciso estar muito atento às perguntas que serão feitas e responder com objetividade e bastante segurança.” Por isso, feche outras abas e fique bem longe do WhatsApp durante a entrevista.
5. A Internet tá ruim? Melhor sinalizar!
“Nem todos têm uma conexão boa e com o aumento de usuários nessas plataformas às vezes acontece alguma instabilidade”, lembra Adriana. “Se a conexão estiver muito ruim, a pessoa deve sugerir que seja enviado um novo link ou tentar reagendar a entrevista para não ser prejudicado”.
(*) Filipe Oliveira é jornalista com experiência em produção de conteúdo para diferentes editorias (Entretenimento, Cultura, Empreendedorismo, Negócios, Inovação, Tecnologia, Automotivo), mídias sociais e redação publicitária. www.tmjuntos.com.br
Link original da matéria: https://tmjuntos.com.br/carreira/5-dicas-para-mandar-bem-em-entrevistas-online/
Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/
Confira também: Glassdoor lista 20 cargos com alta demanda durante pandemia de Covid-19
Participe da Conversa