Sentido da Vida em tempos de Pandemia
Justamente em crises como essa que estamos vivendo com a pandemia do Covid-19, mais conhecido como Coronavírus, faz com que cada vez mais pensemos na nossa vida e como será o futuro.
O século XXI está mostrando sua crueldade, com relação às questões de mudança. Mas os sinais foram dados há muito tempo, nas décadas de 70, 80 e 90; quando da chegada do novo milênio e novo século, parece que a humanidade esteve sempre inerte e esperando as coisas acontecerem. E isso sempre foi falado, com relação ao comportamento humano frente às mudanças que sempre aconteceram.
Desde que venho estudando o comportamento humano, e nas sessões de coaching que realizo, tanto no life, como no executivo, e ou mesmo de negócios, as pessoas vêm em busca do sentido. Tanto que há pouco, o Shawn Achor, um dos mais populares palestrantes do TED, professor da Harvard, escreveu o livro “O Jeito Harvard de ser feliz”, em 2010, editado no Brasil pela editora Benvirá. E Lendo o livro “Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, que traz alguns dos segredos para a busca do sentido. Ele cita um dos autores que mais admiro nessa área, o Dr. Viktor Frankl, pois eu o estudo desde 1999, onde pela primeira vez tive contato com sua ideologia chamada em “Busca do sentido”.
Como sendo um grande psiquiatra e psicólogo austríaco que viveu em um campo de concentração nazista, Frankl pode provar, de fato, e experimentar o que significa ter um sentido para a vida, e que trouxe uma grande contribuição para a própria psicanálise com a sua metodologia chamada “Logoterapia”.
Por conta disso, neste artigo, e vivendo esse momento de pandemia, como um monge enclausurado, no meu mosteiro, comecei a refletir sobre esse momento, onde o ser humano mostra exatamente suas fraquezas e suas angústias, e sempre olhando para o futuro, que parece que nunca vem, na busca pelo sentido da sua vida.
No dia 17 de abril de 2020, postei uma mensagem no facebook, pensando exatamente nisso, que efeitos tem nossa vida quando não se tem um sentido. E compartilho o que foi escrito:
“Estamos vivendo nesse momento, um dilema científico e humano. De um lado a pandemia, um vírus que estudado biologicamente se reproduz com muita rapidez, de outro, as ciências humanas que luta pela sobrevivência.
Tem uma lei da Física que deixa claro que neste momento precisamos tomar decisões, e pensadas, dos dois lados, pois a lei age dos dois lados, é a de causa e efeito.
Portanto, ficar com picuinhas de um lado ou de outro, a lei vai agir. Toda causa tem um efeito, e se não pensarmos dos dois lados o efeito será o mesmo, a morte.Neste tempo tenho refletido muito, e percebi que a humanidade precisa muito desenvolver a inteligência espiritual para atender essa lei da Física. Eu creio que Deus, chegou à seguinte conclusão: Falei para a humanidade desde princípio, até tentei com meu próprio filho, mas percebi que não entenderam nada, vou fazer minha última tentativa, agora vou desenhar, será que vão entender? Estamos iniciando uma nova fase: o novo Iluminismo.”
Conforme o Dr. Viktor Frankl deixou escrito para nossa busca do sentido, podemos resumir em cinco passos:
- Primeiro: A pessoa sente um vazio, uma frustração ou ansiedade;
- Segundo: O terapeuta a faz ver que ela deseja ter uma vida significativa;
- Terceiro: O paciente descobre o sentido de sua existência (desse momento de sua vida);
- Quarto: Por meio da vontade, o paciente escolhe entre aceitar ou não esse destino;
- Quinto: Esse novo impulso vital o ajuda a superar os obstáculos e as tristezas.
Visto que ele usa algumas palavras como paciente, terapeuta, por conta da sua formação em psiquiatria e psicologia, mas nós como coaches devemos olhar esses passos como um profissional que quer ajudar seu coachee a encontrar o sentido da sua vida, tudo isso como manda o processo de coaching baseado no que a ICF (International Coaching Federation) traz no código de ética e certificação do processo de um profissional que chamamos de Coach.
A experiência de ter sido prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz fez com que Viktor Frankl compreendesse que o sentido da nossa vida, está simplesmente nas nossas mãos, pois ele dizia:
“tudo pode ser arrancado de uma pessoa, exceto uma coisa, a última das liberdades humanas: o poder de escolher como irá enfrentar as circunstâncias, a escolha de seu próprio caminho.”
Pense nisso e responda para si mesmo com integridade as perguntas:
- Será que você está exercendo o seu poder de escolha nessa época de crise?
- O que realmente falta para você ter um sentido na sua vida?
- Será que está inerte em sua mente aceitando o que as circunstâncias atuais lhe propõem? Ou está buscando nesse tempo a escolha entre o poder das circunstâncias da vida atual? E o poder de escolher o que vai fazer para sair dessa situação com força, criatividade e energia para vencer essa situação?
Aproveite o poder que tem de escolher e faça essa escolha.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Confira também: A Autoconfiança leva ao sucesso e a baixa autoconfiança ao insucesso. Qual a causa?
Participe da Conversa