A liderança espiritualizada em diversas áreas
O Brasil não está sendo um bom exemplo a ser seguido na condução do combate ao novo coronavírus (COVID-19). Basta acessar as principais bases de dados sobre os números de infectados e de óbitos para verificar esta constatação. É muito triste observar este cenário, onde diversas famílias estão perdendo seus entes queridos e todo o sofrimento causado pela perda de uma vida humana. Além das mortes, o aumento substancial no índice de desemprego nos traz desesperança e o surgimento de uma potencial crise socioeconômica na sociedade brasileira.
Apesar deste panorama pessimista e desolador, assim mesmo consegui enxergar uma ‘’Luz” no combate à COVID-19 com o surgimento de lideranças atuantes nas mais diversas áreas. Inicialmente, gostaria de destacar a atuação dos médicos, enfermeiros e todos profissionais que atuam na área da saúde. Esses profissionais estão demonstrando coragem, superação e toda humanização que uma profissão pode trazer. Fora o pessoal da área médica, fiquei surpresa ao tomar conhecimento por meio de notícias, de redes sociais e de artigos, do grande número de pessoas que estão liderando movimentos e ações neste momento desafiador que estamos vivendo.
Líderes comunitários que realizam diversos trabalhos em prol da comunidade, apresentaram um grande engajamento no bem-estar coletivo, demostrando total conhecimento das necessidades específicas de cada família dentro destas comunidades carentes. Os líderes comunitários orientam e ensinam sobre todos os procedimentos fundamentais para evitar o contágio e a disseminação do vírus. Eles também coordenam e auxiliam enviando cestas básicas para atender as pessoas que estão passando por grande dificuldade. E, ao mesmo tempo, dão total suporte para os cidadãos e às famílias que estão contaminados pelo vírus. São de fato verdadeiros guerreiros do bem!
Percebo também que algumas pessoas despertaram a liderança que já estava presente no seu interior e então passaram a apoiar ações de forma solidária no ambiente que convivem.
Podemos citar os casos dos grupos de apoio que se formaram dentro dos prédios e condomínios. Voluntários passaram a se disponibilizar na ida aos supermercados, farmácias e outras tarefas no lugar das pessoas consideradas dentro do grupo de risco.
Outra atitude que enxerguei como fazendo parte do que entendo por liderança espiritualizada foi ver amigos e conhecidos saindo às ruas. Como gesto de caridade, distribuindo marmitas e kits de proteção (máscaras e álcool em gel) para a população em situação de rua.
Quando fui convidada a escrever uma coluna para a Cloud Coaching minha intenção era falar sobre a “Gestão Espiritualizada” nas organizações e continuarei buscando seguir este caminho. Entretanto, neste artigo gostaria de deixar a reflexão que a liderança espiritualizada pode ser exercida em diversas esferas não sendo vinculada a um cargo dentro de determinada empresa. Dessa forma, o verdadeiro líder é aquele que influencia e ajuda pessoas em todas as áreas de sua vida.
Samira Villano
https://www.linkedin.com/in/samira-villano-39222735
Confira também: A importância da liderança no tempo de isolamento da COVID-19
Participe da Conversa