Os primeiros passos para termos a oratória estruturada
A aflição de falar para uma plateia é o desafio de muitos profissionais. Não digo que é algo da sociedade moderna, mas simplesmente o desafio para quem busca se diferenciar em setores profissionais e pessoais.
A oratória é fundamental para que a habilidade da comunicação seja desenvolvida, auxiliando outras competências que possuímos e foram aprimoradas ao longo do processo acadêmico.
A comunicação é pouco trabalhada no ensino básico da nossa educação, prejudicando ao longo da carreira, a ascensão profissional do indivíduo.
O medo que aflige os profissionais começa no âmbito escolar, quando ainda jovens, são desafiados a se apresentarem aos colegas dos colégios, no futuro, em universidades e posteriormente, o início das entrevistas e negociações que surgirão na vida. As cobranças são enormes ou em alguns dos casos, as pessoas se autossabotam, por não acreditarem em si.
Mas será que esse receio de falar em público pode gerar traumas duradouros? Eu afirmo que em muitos casos são gerados pelo julgamento criado na mente do apresentador. O ser humano tem a capacidade de passar por angústias sem antes mesmo ter passado pela situação que tanto o amedronta.
Então quais são os primeiros passos para ter uma oratória estruturada?
O primeiro passo para eliminar essa reação incômoda é que a comunicação da pessoa tem que ser feita com o seu interior. Ter em mente que toda a estrutura, o passo a passo e a interpretação são convincentes para si própria. Assim lhe auxiliará na mentalização do conteúdo e lhe dará segurança diante do público em questão.
O segundo passo, para eliminar o medo de falar em público, é dominar o conteúdo, pois o domínio dará clareza na mensagem e a qualidade do que será transmitida. E permitirá ao apresentador desenrolar o raciocínio com mais rapidez.
Creio que ao criarmos uma mentalidade interna segura, dominar o conteúdo, o passo seguinte é ter a percepção do ambiente em que está envolvido. São os momentos que vivemos que nos permitem encontrarmos a criatividade escondida de detalhes que não percebemos e que nos ajudam a compartilharmos ou adicionarmos essas observações nas interpretações das apresentações ou negociações.
A oratória é ampla, mas todas as pessoas devem praticar com outras de seu convívio diário. Entenda que o julgamento é feito pela insegurança, por não confiar no potencial desenvolvido ou simplesmente por não estar preparado para o novo e esta novidade está sempre presente em todos os nossos momentos, então o sucesso é definido pela capacidade de se comunicar e fortalecer relacionamentos, sem a pretensão de ter algo em troca, mas a garantia de multiplicar o conhecimento, através da comunicação.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Comunicação humanizada – o jeito novo de se relacionar nas empresas!
Participe da Conversa