Endomarketing: Por que fazer a pergunta certa é o passo mais importante para a resolução de problemas?
Para criar uma campanha de Endomarketing o primeiro passo é identificar para que ela vai servir. Parece básico e óbvio demais, eu sei. Mas será que você tem dedicado tempo e análise suficientes neste passo do processo?
Deixe-me explicar melhor: somos condicionados, desde muito jovens, a dar as respostas para um problema e analisar pouco ou quase nada sobre a pergunta que envolve tal problema. Isso acontece em casa, na escola, no trabalho… Quem sabe a resposta certa ganha mais!
Por exemplo: Você já reparou que a maioria dos elevadores têm espelhos? Um dos motivos para isso é que quando surgiram os primeiros prédios com muitos andares, os passageiros começaram a reclamar da lentidão deles para chegar aos andares mais altos. Sendo assim, ao invés de aumentar a velocidade do elevador (e consequentemente gastar muito mais para isso mantendo-os seguros), eles optaram por criar uma distração aos passageiros.
Assim além de se distraírem e o tempo passar mais rápido eles também se distraíam dos vários pensamentos que geram tensão enquanto estamos sozinhos olhando para as paredes e pensando que pode cair, parar entre os andares ou ficar desconfortável olhando para o chão quando estão lá dentro com desconhecidos…
Enfim, reformular a pergunta e trazer outras perspectivas para o problema trouxe economia e manteve a segurança dos passageiros dos elevadores.
Por isso, minha proposta no artigo de hoje é estimular uma reflexão mais criteriosa acerca das perguntas que estimulam a criação de uma campanha de Endomarketing.
Se a ideia é criar mais engajamento, por exemplo, antes de responder a pergunta “como criar mais engajamento?” gaste um tempo explorando as possibilidades que a pergunta “para quê criar mais engajamento?” pode te trazer.
Mesmo que ela pareça já ter uma resposta pronta e óbvia demais. Mas já pensou que cada momento, situação, empresa, equipes e até pessoas envolvidas podem trazer respostas diferentes?
Portanto, antes de avançar questione: “estamos resolvendo o problema certo?” “É engajamento mesmo o nome do problema? “O que poderíamos colocar no lugar de engajamento que traria o mesmo resultado ou um resultado ainda melhor?”. Se vierem novas respostas pode ser que surjam novas perguntas também: “
- Qual desses causaria um impacto maior?
- Qual seria mais fácil?
- Mais barato?
- Mais rápido?
E assim por diante…
Explore as perguntas, deixe de lado a obsessão pelas respostas por algum momento e fuja, com toda a sua força, dos padrões pessoais. Eles limitam demais as nossas possibilidades e, portanto, trazem menor possibilidade de engajamento para sua campanha também.
Exploradas todas as perguntas, volte-se para as respostas, analise as possibilidades, escolha as mais vantajosas e veja se muda alguma coisa no rumo da sua campanha!
Aí é só seguir com os próximos passos e ter a certeza de atuar no problema certo!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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