Girlboss – se quer relaxar é uma boa pedida, se quer aprender sobre vendas na Internet, também!
Em um final de semana desses, depois de muito trabalhar e “quebrar os miolos” na semana de trabalho anterior, resolvi buscar uma série sobre negócios no Google. Aquela busca básica, sabe? Estilo “melhores séries sobre negócios”.
Queria algo leve, para relaxar a cabeça, que parecesse divertido e me fizesse olhar o tema empreendedorismo de um ângulo diferente.
Pois bem! Me deparei com a série Girlboss e matei todos os episódios da única temporada da Netflix em dois dias! E tenho que dizer que o objetivo foi cumprido: foi divertido, leve e me deu ideias que renderam até o artigo do mês! Valeu a pena!
A série é baseada no livro que conta a história real de Sophia Amoruso, uma jovem executiva de 100 milhões de dólares (como diz o subtítulo do seu livro) e fundadora do site/loja Nasty Gal.
A série é uma versão bem livre do livro, o que acabou gerando muitas críticas de quem leu o livro antes de ver a série. Ainda assim resume bem como a personagem deu os primeiros passos para criar a Nasty Gal.
O que mais me chamou atenção na série foi o fato de que os erros dela me ensinaram mais do que os acertos. E como eu acredito piamente que o fracasso é resultado, peguei alguns para me inspirar ao longo do filme.
Vamos aos ensinamentos:
1. Impaciência, falta de gratidão com uma pitada de rebeldia da personagem nos primeiros trabalhos.
Me chamou a atenção o fato de que ela passou muita necessidade por falta de habilidade em gerenciar as próprias emoções. Seu jeito explosivo não deixava com que ela aproveitasse as oportunidades do momento para aprender e crescer. Sei que ela tinha um mapa de mundo que a levava a tais atitudes, mas a ideia é pensar que, talvez, ela não precisaria se arriscar tanto e nem passar tanto sufoco se tivesse tido um pouquinho mais de paciência, gratidão e responsabilidade com as primeiras oportunidades profissionais.
2. A fórmula talento pessoal + fazer o que gosta + investir em conhecimento = sucesso!
Ela era muito boa em compor estilos, gostava muito de garimpar brechós e estilizar as próprias roupas e apesar de não ter uma formação universitária buscou nos livros o conhecimento que precisava para alavancar seu negócio. Ou seja, começar investindo tempo e energia fazendo aquilo que gosta pode ser uma boa estratégia.
3. Livros também são investimentos em desenvolvimento intelectual.
Parece óbvio né? Mas durante os processos de coaching não é raro um cliente falar que investe pouco em desenvolvimento intelectual porque não tem tido tempo/dinheiro para investir nos cursos que precisa para crescer na carreira. Acontece que um investimento pequeno em um livro, revista, palestra e até uma série/filme sobre negócios é um tempo que você está investindo no seu desenvolvimento intelectual.
4. Valorize as pessoas que estão ao seu lado.
Preste atenção em quem te ajuda a crescer e valorize isso reconhecendo a parceria. Em diversos momentos da série a personagem passa uma imagem de pouca gratidão e reconhecimento pelas pessoas que estão ao seu lado e gosta de enfatizar que “não precisa de ninguém” apesar de estar rodeada de ajuda e suporte de amigos, família (pai), vizinhos… Então, fica a mensagem: olhe para quem te dá suporte independentemente do status que ocupa na vida.
5. Valorize cada centavo do seu dinheiro.
Sophia tanto na série, quanto no livro deixa claro a importância da pechincha e ela diz em seu livro que cada centavo importa! Ela lutava por desconto em todas as peças, mesmo quando sabia que poderia vendê-las por um preço muito maior. Então, valorize cada centavo do dinheiro que ganha, entenda que faz parte do jogo da negociação pedir desconto e garimpar até achar o fornecedor mais acessível – sua margem de lucro aumenta e sua habilidade de negociar também!
Então, se você está aí no meio de uma pandemia mundial (achando que só você está cumprindo a quarentena no final de semana), buscando sair da caixa para encontrar novas respostas e um fôlego para inovar e digitalizar seu negócio, fica a minha indicação!
Obs.: Não espere nada mais do que uma “distração com uns insights leves de empreendedorismo” para aprender sobre vendas na internet e aliviar a mente em meio a tantas novidades e desafios dos últimos tempos. A série não é genial, mas é justamente por isso que me fez sair do óbvio dos modelos de séries sobre empreendedorismo.
Se você quiser aprender mais sobre vendas, acompanhe minha coluna Técnicas de Vendas e Endomarketing
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Técnicas de Vendas: Persistência, determinação e firmeza de valores!
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