Por que conhecer a sua Filosofia de Vida (e saber se ela funciona para você) facilita em muito o seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Se houvesse um equipamento que pudesse fotografar você em sua essência e registrasse o seu comportamento, veria que você é o resultado de um conjunto complicado de características. Elas vão desde as genéticas até os hábitos adquiridos ao longo da sua vida. E passam por aquilo que você acredita e pelos valores que norteiam o seu dia a dia.
O conjunto dessas características somado à sua experiência de vida e à uma série de outras variáveis formam a sua filosofia de vida.
Todos temos a nossa filosofia de vida.
Nem sempre percebemos o conjunto de características que formam o nosso ser, mas elas estão lá. Elas são suas e moldam o seu comportamento. Conhecê-las facilita, em muito, o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Nem todos nós somos capazes de interpretar ou articular a nossa filosofia de vida. De uma maneira ou outra, ela existe. O importante é observar se ela funciona contra ou favor de você.
O grande segredo é reconhecer a sua filosofia de vida. E assim fazer os ajustes necessários para se viver bem.
Quando algo inesperado acontece como: a perda do emprego, uma doença, um acidente ou outra situação que vai em direção contrária às suas expectativas, é o momento em que torna-se filósofo.
Você começa questionar a sua filosofia de vida:
- Por que comigo?
- Por que isso foi acontecer justo agora?
- O que fiz de errado?
- Preciso mudar minha vida, mas não sei como.
- Estou sem rumo.
- Não tenho um sentido para a minha vida.
Estas são perguntas comuns que fazemos questionando nossa forma de viver.
Nos tempos bons, não costumamos examinar a nossa vida. Só vamos examiná-la quando algo parece fugir ao nosso controle. O Filósofo Sócrates, costuma dizer pelas ruas de Atenas:
Uma vida não examinada não merece ser vivida.
A grande verdade é que ao longo de nossa vida não aprendemos a examinar nossa vida. E isto nos causa grandes dificuldades.
Mas como aprender a examiná-la nesta fase da vida?
Acompanhe este raciocínio:
- Se você tem alguma doença física, é um médico que deverá procurar;
- Se for psíquica, certamente procurará alguém da área da Psicologia;
- E se seu carro apresentar problemas, sei que buscará um mecânico.
Mas também sei que se perceber que a sua vida não flui, não tem sentido ou mesmo cansou de ter as suas expectativas frustradas, deve-se buscar um aconselhamento filosófico.
Este profissional irá, antes de tudo, verificar se o seu caso é para aconselhamento filosófico. Ou se deverá ser encaminhado a um outro profissional. Em segundo lugar, ele irá ouvir você. E por meio de questionamentos e convites à reflexão buscar uma explicação que parte de dentro de você. Assim fará com que encontre uma possível solução para o seu problema.
Com o auxílio de um filósofo você poderá articular a sua filosofia de vida. Perceber se precisa alterar o seu modo de viver. Mas principalmente perceber se a sua filosofia de vida funciona para você ou é contra você.
Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato, terei o maior prazer em responder.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: A Mudança de Vida – Simples, porém difícil
Participe da Conversa