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Você sabe a diferença entre comunicação e comunicação assertiva no processo de influenciar seu time de trabalho?

As duas palavras parecem ter o mesmo significado, mas há uma diferença sutil e impactante no processo de influência e credibilidade.

Comunicação e Comunicação Assertiva

Parece que as duas palavras têm o mesmo significado, porém existe, entre elas, uma diferença sutil e impactante no processo de influência e credibilidade.

A palavra comunicação significa ação comum, o que é positivo, porém muitos líderes procuram essa ação comum utilizando uma comunicação defensiva, seja passiva, agressiva ou manipuladora. E sabemos que o resultado pode ser atingido sem efetividade.

A palavra assertiva deriva de “asserção”, que significa uma proposição decisiva.

Portanto, Comunicação assertiva significa conexão firme, significa a busca de uma ação comum de forma firme, direta e focada na solução, uma conversa decisiva.

Como você identifica um líder que usa uma comunicação assertiva com seu time?

Como emissor:

Ele expressa com firmeza, responsabilidade, autoconfiança e respeito, as suas ideias, seus sentimentos e suas expectativas nos diversos relacionamentos, sem ansiedade e sem ferir o outro.

Sua firmeza demonstra claramente que o que ele diz é exatamente o que pensa, assim é a verdade. Não deixa dúvidas!

Não usa linguagem de ameaça, de dissimulação e não fica em cima do muro e nem faz rodeios para se chegar na ideia central da conversa.

Podemos dizer que esse líder usa uma linguagem objetiva e dispensa palavras que não agregam valor na ideia central da conversa.

Por outro lado, é uma linguagem positiva porque parte do pensamento de que todos querem atender suas necessidades e se precisam um do outro, então o melhor é cooperar e não retaliar.

Como receptor:

Usa a escuta ativa para EMPATIZAR e VALIDAR as ideias, sentimentos e expectativas do outro.

Ao tomar decisões não perde o foco na melhor alternativa, porém considera as necessidades das pessoas envolvidas. É um negociador ganha-ganha.

Tem transparência na sua comunicação, deixando claro seus motivos quando toma decisões que possam não agradar a todos.

Quais são os benefícios da liderança assertiva?

Entre muitos benefícios, vale a pena destacar:

  1. Estimula “o assumir responsabilidade” e não “o assumir a culpa” o que aumenta o engajamento;
  2. Promove um clima de segurança psicológica e confiança: cultura do não julgamento, aprende-se com o erro, cultura do reconhecimento e do feedback construtivo;
  3. Agilidade: relações bem resolvidas e transparentes, processos e reuniões mais objetivas;
  4. Aumenta credibilidade pela ética da verdade;
  5. Enfrenta com coragem as conversas difíceis;
  6. Melhora a capacidade de negociação.

Veja que existem muitos benefícios usar a comunicação assertiva, porém ser assertivo exige coragem para assumir responsabilidade por si, pelos seus atos e decisões, sem vitimização. Vale a pena correr o risco. Seja assertivo e adquira maior bem-estar em sua vida. 

Eu gosto de uma frase que plagiei Aristóteles:  “Comunicar-se assertivamente é dizer a coisa certa, da forma certa, na hora certa, no local certo e para a pessoa certa.“

Então o líder assertivo tem que ser perfeito?

Ao contrário, o líder deve entender que o ser humano é imperfeito, com fortalezas e fragilidades, o que estimula o desenvolvimento de algumas softs skills que apoiam uma postura assertiva de autoaceitação, a saber:

Autoaceitação

O principal requisito desse perfil de líder assertivo é a aceitação de suas fragilidades e vulnerabilidades.

Humildade intelectual

É a capacidade de aceitar que não “sabe-tudo” e ter desapego da vaidade. Mais ainda, aceitar que as pessoas podem contribuir com seu aprendizado, dando-lhe tranquilidade para dizer “Não sei”. 

Adaptabilidade

É a capacidade de mudar e sair da zona de conforto, demonstrando flexibilidade cognitiva para aceitar o “diferente”. 

Sensibilidade social

É a capacidade de analisar contexto, perceber as pessoas empaticamente e escolher a forma mais adequada para se conectar naquele ambiente.

Agilidade

É a capacidade de mudar a rota sem perder o equilíbrio e foco. Não perde tempo com distrações emocionais e mal-entendidos, porque foca no essencial e na solução do problema.

Hoje, avaliando o contexto que estamos vivendo é fundamental ter muita empatia, cooperação e confia07nça na equipe.

Comando, controle ou delargar; Nunca!

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: O processo mental do julgamento como gatilho emocional da raiva

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
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