Paixão por vender
Olá! Eu sou um ser inquieto, aprendiz eterna, apaixonada por gente e vendas que, a partir desse mês, fará parte do time de colunistas da Cloud Coaching.
Mensalmente nos encontraremos nessa coluna, onde compartilharei diversos assuntos de vendas e marketing através das minhas vivências em 25 anos como profissional da área de vendas e em 7 anos como instrutora e facilitadora de treinamentos para líderes e times de vendas.
Pretendo que esses artigos ajudem a ampliar a sua visão sobre os ambientes comerciais e aprofundem os seus conhecimentos técnicos e habilidades em vendas.
Élida Fagundes
Paixão por vender
De acordo com Charles Frutel, no livro “Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão”, para obter o sucesso em vendas, é preciso, primeiramente, que o vendedor tenha paixão por vendas!
Concordo. Acredito que ser apaixonado por oferecer valor para o outro faz um diferencial imenso nos resultados de vendas para um vendedor. Mas também acredito que para oferecer esse valor, precisamos conhecer profundamente as particularidades técnicas do produto ou serviço ofertado. Acreditar nos seus diferenciais diante da concorrência e nos benefícios para o cliente. Assim é possível ofertar ao cliente algo que lhe entregue valor. Algo que ele goste de comprar de fato.
“Acreditar no que vende intensifica a paixão por vender”
Frutel nos presenteia com outras regras para obter sucesso em vendas:
- Alegria, autocontrole, ética e paciência são algumas das competências e características necessárias para uma carreira de sucesso em vendas;.
- O vendedor é um solucionador estratégico de problemas. Isso porque alia os benefícios dos produtos ou serviços às necessidades do cliente;
- Conhecimento técnico e domínio das habilidades de vendas são fundamentais para resultados positivos;
- Para estabelecer uma excelente comunicação com o cliente, é muito importante dominar as linguagens verbal e não verbal;
- O vendedor vende soluções. Ao vender soluções, contribui para realizar os sonhos dos clientes;
- Exercitar a mente, o corpo e o espírito. Isso é fundamental para enfrentar os desafios e estresse diários da carreira.
Na minha trajetória corporativa em vendas, passei por diferentes segmentos. Mas em todos eles eu reforcei o aprendizado ensinado pela minha primeira mentora. Acreditando no produto ou serviço que eu vendia e tendo a certeza dos ganhos que o meu cliente teria se comprasse ou indicasse meu produto, meus resultados seriam um sucesso.
Lembro de um antibiótico que entrou no portfólio de vendas da Lilly nos idos dos anos 90 e foi um fracasso de vendas. O time não acreditava na eficácia do produto. E, por isso, não tinha alegria para promovê-lo ou energia para discuti-lo com os clientes médicos.
Era do conhecimento de todos que a maioria dos clientes não via relevância nos benefícios do produto. O resultado? Saiu de linha. Isso só provou que a paixão por vender está conectada. Tanto ao desejo de oferecer algo diferenciado para o cliente quanto à crença de que o produto ou serviço que estou vendendo trata esse valor para o cliente.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/
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