Coragem não é imprudência
”A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras” (Aristóteles)
Mude a sua relação com o medo; deixe que ele o alerte e consulte, mas não deixe que ele o paralise!
Ter a coragem para enfrentar desafios e correr riscos não é sinal de imprudência; ao contrário, é uma das habilidades essenciais para a vida moderna e, cada vez mais demandada pelas organizações. Coragem não é ausência do medo, mas sim o comportamento necessário para enfrentar e reagir de forma consciente para enfrentar desafios e ameaças, apesar do medo.
É preciso definir de forma clara a diferença entre imprudência e coragem. A imprudência está relacionada a assumir, de forma irresponsável, riscos que não valem a pena. A imprudência, na maioria das vezes, é um comportamento relacionado ao desejo de provar algo a alguém. A coragem, por seu lado, revela a firme disposição de assumir riscos calculados. Enfrentar os obstáculos encontrados durante a jornada rumo a objetivos relevantes ligados a um propósito maior. Agir com firmeza em direção ao destino.
É comum às pessoas, ao longo da vida e, em razão de experiências negativas do passado, reduzirem seus limites de coragem. Elas criam, assim, crenças que as impedem de avançar rumo aos seus sonhos e objetivos. Em minha longa vivência no mundo corporativo e, recentemente, em meus trabalhos de mentoria, tenho observado este comportamento em muitos executivos. Por não terem de fato a coragem de assumir riscos com responsabilidade, permanecem em sua zona de conforto, em sua gaiola de ouro. Navegam ao sabor dos ventos e, assim, tornam-se apenas gestores de sua carreira.
Então pergunto:
Como quebrar este círculo vicioso para fazer com que líderes, gestores e colaboradores mudem o comportamento, assumam o protagonismo de suas vidas e carreiras e tenham a coragem para tomar decisões audaciosas e levar uma vida gratificante e que impacte outros ao redor?
Algumas condições básicas que “alavancam” a coragem responsável:
1. Rescreva e ressignifique a sua história e viva de acordo com aquilo em que realmente acredita:
A “dores” do passado são as maiores barreiras para a evolução, pois o cérebro crê nas histórias que você conta e a forma como são contadas estas histórias. Desa maneira, determina se suas ações serão guiadas por coragem ou por medo. Reescreva estas histórias, encontre o lado positivo de tal forma a valorizar a ousadia ao invés do temor. E não permita que o medo de outros afetem suas ações.
2. Encontre e viva em função de um propósito:
Confie em você e nos outros. Pense e aja sempre de forma positiva e alinhada com seus valores e desafie-se. A clareza de propósito é o combustível que aciona o motor da coragem para tomar decisões firmes e conscientes para assim atingir objetivos e alcançar o sucesso.
3. Dê voz à sua intuição:
A intuição vem do subconsciente e permite tomar decisões ousadas mesmo contrariando, muitas vezes, a lógica – quando a intuição é utilizada, a coragem aparece naturalmente. Algumas práticas que estimulam a intuição – ser atento, “dar voz ao coração”, meditar, ficar um tempo na sua melhor companhia (você mesmo!) e não hesitar quando estiver convencido do caminho a seguir. Mas, o ideal é encontrar a conexão entre razão e intuição.
4. Seja educado e amável:
Reconheça que as pessoas, inclusive você, não são perfeitas e não julgue. Acredite sempre no melhor das pessoas, esteja sempre disposto a ajudar, não julgue, aja e lidere pelo exemplo. E exercite as práticas do respeito e da boa educação. O mais importante: quando você reconhece suas imperfeições a coragem surge naturalmente.
5. Desapegue, adote uma atitude lúdica e siga o fluxo da vida rumo às coisas que realmente importam:
Não ceda à tentação de controlar o que não pode ser controlado. Pare de se preocupar com o que pode perder e seja proativo, mas corrija o rumo sempre que necessário. Viva o presente e pare de se preocupar com o futuro.
6. A evolução é uma escolha. Tenha um plano de vida e a coragem de colocá-lo em prática:
Cuide de sua energia mantendo todas as dimensões de sua vida em perfeita harmonia e equilíbrio – mental, emocional, físico, intelectual e espiritual; esta é uma condição essencial para agir com coragem e enfrentar desafios.
As recomendações acima para cuidar do corpo, da mente e da “alma” representam o alicerce que sustenta a coragem para sair da posição na zona de conforto, escrever o enredo de sua vida pessoal e profissional. E, o mais importante, ser o protagonista desta história. Contudo, cuide de ter objetivos definidos, tenha um plano. Identifique os obstáculos que podem ser encontrados pelo caminho e aja de fato com coragem e determinação.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/
Confira também: Palpiteiros… e os conselhos que não agregam valor!
Participe da Conversa